7 dicas de como melhorar o foco no trabalho | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

7 dicas de como melhorar o foco no trabalho

7 dicas de como melhorar o foco no trabalho

Ansiedade, celular na mão 24 horas por dia e outros fatores influenciam no foco no trabalho diário. A boa notícia é que tudo tem solução

Atualmente, as pessoas encontram mais dificuldades para no quesito concentração no trabalho, pois existem muitas distrações no dia a dia, como as redes sociais e a própria internet. Aqui no blog mesmo já abordamos um tema semelhante, com dicas para melhorar a concentração e o foco. Hoje, o assunto segue na mesma linha e você conhecerá dicas práticas para melhorar o foco no trabalho. Confira na sequência.

Foco no trabalho! Veja como aumentar a concentração e gerar mais resultados.

1 – Organização: para melhorar o foco no trabalho, você precisa se organizar mais. Olhe ao seu redor, em sua mesa de trabalho ou em suas anotações de papel e arquivos digitais. Está uma bagunça só? Reserve meio período do dia para organizar tudo o que está seu alcance. Você perceberá que ao fazer isto, automaticamente, tudo o que precisa fazer ficará mais claro em sua mente.

2 – Celular: não tem como não ter um smartphone e perfis nas redes sociais. Sabemos muito bem disso. Porém, não é toda hora que você precisa desviar a atenção do trabalho para conferir uma nova atualização de status dos amigos ou familiares. A dica é, portanto, definir um horário utilizar o smartphone durante o dia, como no horário de almoço ou ao chegar em casa.

3- Listas de prioridades: ao fazer listas, você melhora o foco no trabalho porque consegue definir prioridades em relação a urgências e prazos. O “tenho um monte de tarefas” se torna “tenho uma tarefa por vez” e isso faz toda a diferença para aumentar a concentração e a própria produtividade. O ideal que a lista seja feita diariamente.

4 – Estabeleça metas: se o seu gestor não estabelece metas para a equipe, faça você mesmo! Tenha metas individuais a perseguir e ao fazer isso você perceberá como o foco no trabalho aumenta. Isso acontece por uma razão bem simples de explicar: as metas são desafios que você reconhece e sabe o que precisa fazer para superar. Automaticamente é uma situação que exige concentração.

5- Dê um tempo: todas as pessoas precisam de pausas para recuperar a energia, já que não conseguimos nos concentrar 100% do tempo por horas e horas e de trabalho. Quando estamos muito cansados, o foco vai embora e dificilmente volta sem um merecido e adequado descanso. Você pode, ao longo do dia, fazer pausas de 15 minutos a cada duas ou três horas, por exemplo. Pode ser para tomar um café ou um copo de água, lavar o rosto ou mesmo esticar as pernas.

6 – Exercite-se: poucas pessoas associam a prática de esportes com a concentração / foco no trabalho, mas é verdade! Caminhar regularmente no parque, andar de bicicleta, nada, jogar um futebol com os amigos… você escolhe o que é melhor, o que mais gosta de fazer. Exercícios físicos fazem para a saúde, diminuem a ansiedade e isso tudo influencia no foco, na melhor disposição para se concentrar no trabalho.

7 – Boa noite: é fundamental dormir bem, todas as noites, para ter dias mais produtivos e focados no trabalho. O ideal é que ao ir para o quarto, o mesmo seja um ambiente confortável e silencioso, para você descansar de verdade. Evite usar o celular ou mesmo ligar a TV.

Qual a relação da inteligência emocional com o foco no trabalho?

Dependendo da dificuldade de aumentar / manter o foco no trabalho, as causas podem ser mais profundas e emocionais. Para buscar uma saída para o problema, a inteligência emocional é uma ótima alternativa, pois é uma metodologia que analisa as origens de traumas e dificuldades que geram barreiras que, por sua vez, geram a dificuldade no ambiente profissional. E outra boa notícia é que os especialistas da Arita Treinamentos estão ao seu lado!

Fale hoje mesmo com quem realmente entende do assunto.

Crédito: fizkes / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS