7 dicas para você ser mais feliz | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

7 dicas para você ser mais feliz

A felicidade está dentro de cada pessoa. Essa frase parece clichê de pará-choque de caminhão, mas é exatamente assim. Não há outro jeito de falar em felicidade, sem dizer que ela está em cada um de nós. E que, ainda mais além, cabe a nós, somente a nós escolher ser feliz ou triste. Isso mesmo, parece loucura, mas a felicidade também é uma escolha. Os sentimentos aparecem dentro de nós e cabe a nós decidir o que fazemos com eles. Já diz a música “Amor pra Recomeçar”, de Frejat, inspirada no poema “Desejos”, de Victor Hugo: “Quando você ficar triste. Que seja por um dia, e não o ano inteiro”. Exatamente, a sen-sação de tristeza pode vir, afinal ela é um dos nossos sentimentos básicos, mas o que fazemos com ela? A seguir, reunimos algumas dicas para você praticar e buscar enxergar a alegria nas pequenas coisas cotidianas e, assim, ser mais feliz.

1 – Conheça você Não dá pra ser feliz quando não sabemos quem somos. Descobrir-se é a primeira e principal fase deste processo. Entrar em contato consigo mesmo, para analisar os sen-timentos e averiguar as reações frente aos desafios da vida é básico para a mudança de atitude e busca de escolhas mais felizes.

2 – Faça escolhas Não adiantar esperar que as coisas saiam diferentes se continuamos a fazer tudo do mesmo jeito. Dar o passo e ir em direção das situações é necessário, afinal quem toma a dianteira da vida sente-se mais feliz, já que a potência de vida se expande. A coragem toma conta de quem arrisca-se e opta por sair da zona de conforto. Escolha fazer!

3- Reforce a auto-estima Para ser feliz, você tem que se amar em primeiro lugar. O auto-amor é chave básica pa-ra que você consiga dar passos em direção à felicidade. Valorizando a si mesmo, sendo mais indulgente consigo e acolhendo-se mais certamente você viverá de forma mais leve.

4 – Cuide de si mesmo Faça um pacto consigo! Trate-se com carinho e gentileza todos os dias. Respeite-se, aceite suas limitações e fale baixinho o quanto você é capaz, corajoso e bom. Isso au-menta a motivação e impede que qualquer desavença cotidiana com o outro te abale tanto.

5 – Desperte o seu melhor Desperte os seus potenciais que confirmam o seu valor, como a coragem, a perspicácia, a determinação, o empenho. E como se faz isso? Com atitudes! Desafie-se mais para ver sua coragem. Perceba como você sai de uma situação embaraçosa. Note o quanto você está motivado em fazer algo que ama. Ou seja, quando nos colocamos em situa-ções que fazem com que nossas boas características apareçam, ficamos mais apaixo-nados por nós mesmos. Como consequência, ficamos mais felizes.

6 – Perdoe-se Desculpar-se não é uma tarefa fácil, porque quando fazemos isso, normalmente vem a sensação de culpa pelos erros cometidos. No entanto, sem autoperdão não tem felici-dade. O perdão nos libera da culpa e isso é meio caminho andado em direção de dias mais alegres. O exercício para conseguir se perdoar é: olhe-se no espelho e diga em voz alta “Eu me amo e me aceito como eu sou. Eu me perdoo.

7 – Governe sua vida Você é o único responsável por sua vida. Ou seja, ninguém pode fazer por você. E isso é ótimo, afinal de contas sua felicidade está totalmente em suas mãos. Por isso, é preci-so desenvolver liderança. Pessoas realmente felizes são aquelas que têm propósitos na vida e são líderes de si mesmos. Ou seja, que escolhem seus caminhos!

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp