8 dicas de como lidar com birras de crianças | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

8 dicas de como lidar com birras de crianças

8 dicas de como lidar com birras de crianças

8 dicas de como lidar com birras de crianças

A gente sabe muito bem que todas as dicas para educar filhos são bem-vindas, afinal de contas, esta é uma das tarefas mais importantes que existem e, também, uma das mais complicadas e desafiadoras. Não é fácil lidar com as centenas situações que surgem ao longo dos dias, semanas, meses e anos. Certamente você já deve ter se perguntado: como lidar com birras de crianças?

Para os pais de segunda e terceira viagens, é mais “tranquilo” lidar com isso no dia a dia. Porém, para quem está descobrindo tudo agora, pode até ser assustador em um primeiro momento. Mas, acredite: as birras das crianças podem ser contornadas de uma forma saudável para todas as partes. Continue lendo o post de hoje, aqui no blog da Arita.

É possível lidar com birras de crianças! Veja oito dicas!

1 – Seja firme e acolhedor: para não perder o controle no meio das birras das crianças, você precisa ser forte. Mesmo com todo o drama e “desespero” dos filhos, não perca a postura e deixe claro que você é uma figura de autoridade. Pais que perdem o controle e entram na mesma onda dramática de gritarias e broncas, podem assustar os filhos e isso é péssimo para a educação e amadurecimento. Todavia, você pode ser firme e acolhedor, ao mesmo tempo. Segure seus filhos no colo, mostre que você está ali para ajudar.

2 – Não ceda: mantenha a palavra! Em muitos casos, no meio de uma birra da criança, alguns pais cedem à vontade dos filhos e acabam atendido aos seus pedidos. Não caia neste erro! Isto pode dar a sensação de autoridade as crianças e para reverter a situação será muito complicado.

3 – Dê o exemplo: algumas birras podem ser reflexo dos comportamentos dos pais, já pensou nisso? É uma tendência infantil repetir comportamentos dos adultos e isso é ainda mais fácil de perceber dentro de casa, com pais e filhos. Por isso, dê o exemplo e evite discussões, gritarias e brigas em geral.

4 – O castigo deve ser proporcional: todo mundo, desde pequeno, deve entender que toda ação gera uma reação. Sim, estamos falando de castigos. Os pais podem educar com castigos que sejam adequados e, logicamente, não abusivos. Todavia, a medida deve ser proporcional à idade da criança e considerando o seu entendimento da situação. Se o filho é muito pequeno, não adianta nada deixa-lo de castigo por horas e mais horas. Ele não entenderá a mensagem.

5 – Tente racionalizar a situação: pode ser complicado em um primeiro momento, mas os pais devem pegar a birra da criança e buscar uma saída racional. Tente provocar o entendimento. Explique a situação, mostre alternativas e fale de uma forma que a criança entenda. Uma boa dica é usar exemplos de birras passadas.

6- Distração sempre cai bem: tente desviar a atenção da criança para outra situação, para uma nova brincadeira, um passeio no parque, etc. Isso funciona muito bem, principalmente, em locais públicos. Apele também para o bom-humor, pois isto prende a atenção da criança e ela pode até esquecer da birra.

7 – Comparação: mostre para seu filho que outras crianças ao redor estão calmas, brincando e não estão fazendo birra. Isto provocará, no mínimo, um questionamento por parte da criança.

8 – Evite o problema: você que tem filhos sabe muito bem que fome e sono são combustíveis para a famosa birra infantil. Sabendo disso, evite ao máximo tais situações. Leve com você para todos os lugares uma mamadeira preparada, uma roupa mais confortável para aquela soneca no final da tarde e assim por diante. Pais preparados podem evitar birras.

Crédito: Milkos / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS