8 Dicas de como trabalhar a relação com pessoas maldosas no trabalho | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

8 Dicas de como trabalhar a relação com pessoas maldosas no trabalho

8 Dicas de como trabalhar a relação com pessoas maldosas no trabalho

8 Dicas de como trabalhar a relação com pessoas maldosas no trabalho

Não é segredo que o ambiente profissional está longe de ser 100% do tempo agradável. Pessoas maldosas no trabalho, prazos curtos, demandas exageradas e outros detalhes tornam o dia a dia um verdadeiro desafio, um teste para nossa paciência e aos nossos objetivos na carreira e na própria vida. Porém, não é por isso que você deve aceitar comportamentos que invadem seu espaço, que interferem diretamente no seu humor e estado de espírito.

Se você também concorda com isso, o post de hoje aqui no blog da Arita Treinamentos é sob medida. Continue lendo e confira oito dicas para trabalhar a relação com pessoas maldosas no trabalho. Confira!

Pessoas maldosas no trabalho: 8 dicas para lidar com elas

1 – Tenha paciência: a primeira dica é a da conciliação. Nunca, em hipótese alguma, revide alguma maldade ou agressão verbal que sofreu. A pessoa maldosa quer justamente isso, o confronto, quer tirar você do controle.  Uma batalha de egos, de farpas, não trará benefícios para ninguém e a situação não será resolvida. Para sua carreira, inclusive, isso pode criar uma imagem negativa e ferir a sua reputação.

2 – Deixe para lá: não vale a pena entrar no jogo psicológico das pessoas maldosas do trabalho. Homens e mulheres assim carregam frustrações e angústias da vida pessoal e de outras experiências de trabalho e querem descontar em alguém, querem “compartilhar” o mesmo sofrimento. Releve tudo isso.

3 – Trabalho é trabalho: lembre-se sempre que pessoas assim estão presentes no seu dia a dia profissional e nada mais. Simples assim. Não leve para os círculos familiar e de amigos a carga negativa das pessoas maldosas. Deixe tudo no escritório.

4 – Mostre segurança: no primeiro contato que tiver com alguma pessoa e sentir que há maldade na relação, mostre segurança. Uma postura de confiança, de que jamais será abalado (a) por joguinhos mentais, faz toda a diferença.

5 – Imposição: a pessoa maldosa tem que entender que o espaço dela termina quando começa o seu. E você tem que impor isso. Sempre que perceber que alguém está querendo ofuscar a sua atuação ou mascarar a qualidade do seu trabalho, tenha uma postura de imposição. Deixe claro que você não aceita tal comportamento, mas sem perder a educação e a confiança.

6 – Mostre serviço: a melhor maneira de lidar com uma pessoa que só quer seu mal no trabalho é trabalhando mais que ela. Seus resultados, pode acreditar, superarão qualquer desconfiança em relação à capacidade profissional que possui. Além disso, para chegar ao sucesso, você naturalmente precisará se concentrar mais no trabalho e as pessoas maldosas não terão muitas brechas para atacar.

7 – Fale com seus superiores: caso nenhuma das dicas resolva o problema, fale com seus superiores e apresente o caso com uma postura profissional e detalhando fato por fato. Apresente também uma solução para o problema, um caminho para tentar resolver a situação da melhor forma possível.

8 – Nada de rancor: jamais alimente rancor por pessoas que não querem o seu bem. Tenha inteligência para saber perdoar e seguir a vida. Nutrir sentimentos de vingança e rancor somente irá contribuir para sua falta de concentração e declínio de rendimento. Como vimos na dica número dois do post de hoje, deixe para lá.

Quer saber mais detalhes de como lidar com pessoas maldosas no trabalho? A Arita oferece treinamentos de inteligência emocional que certamente irão mostrar caminhos alternativos para você lidar com isso no dia a dia e, sempre, com base no seu potencial e em suas habilidades.

CLIQUE AQUI para enviar seu e-mail e comece hoje mesmo!

Crédito: MachineHeadz / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas