9 atitudes para te ajudar a reverter a má impressão no trabalho | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

9 atitudes para te ajudar a reverter a má impressão no trabalho

9 atitudes para te ajudar a reverter a má impressão no trabalho

9 atitudes para te ajudar a reverter a má impressão no trabalho

O objetivo no ambiente de trabalho nunca é gerar má impressão, mas devido a comportamentos impensados, pode ser que isso aconteça. Muitos de nós já ouvimos a expressão “a primeira impressão é a que fica” e ficamos preocupados quando o resultado não é positivo, mas algumas atitudes simples podem evitar que isso aconteça.

Leva poucos segundos para uma pessoa formar opinião a nosso respeito quando nos relacionamos com ela pela primeira vez. Diversos fatores são analisados de imediato, tais como imagem, voz, linguagem corporal, modo de se portar e a maneira de se expressar. Se estas características forem observadas no âmbito profissional podem apontar para aspectos relacionados à ética, postura, aptidão, competência, conhecimento, e assim por diante.

Atitudes para evitar a má impressão no trabalho

É muito difícil conseguir agradar todos que nos cercam, mas alguns comportamentos podem colaborar para não causarmos uma má impressão:

  1. Ajude seus colegas de trabalho sempre que puder. Ser proativo é um ponto a favor de qualquer um que estiver disposto;
  2. Comprometa-se;
  3. Cumpra os horários e seja pontual em seus compromissos, isso demonstra respeito com as outras pessoas;
  4. Evite reclamar ao máximo;
  5. Não se envolva com assuntos que não te dizem respeito;
  6. Seja aberto para aprender com as pessoas que estão a sua volta;
  7. Seja ético;
  8. Tenha controle sobre suas emoções;
  9. Tenha discurso e ações positivos.

No entanto, se algo fugiu do controle e você gostaria de consertar a situação, refletir sobre o ocorrido e tomar algumas medidas pode reverter a má impressão e mostrar que você é alguém de credibilidade e de confiança.

Como reverter a má impressão causada?

Pondere se fará diferença para você. Leve em consideração a relação que você tem com a pessoa. Vai causar desconforto no ambiente de trabalho? É alguém que você mantém contato frequentemente? Se a resposta for sim, vale a pena abrir espaço para o diálogo.

Reconheça sua falha e seja honesto. A partir do momento que você avaliou e decidiu que é um relacionamento importante para ser preservado, peça desculpas. Explique os motivos que te levaram a agir daquela forma e deixe claro que não foi intencional. Aos poucos, a confiança será reestabelecida e a má impressão vai embora.

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Crédito: Wavebreakmedia / Tipo de licença:Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

 

 

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

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