Descontrole emocional infantil - Conheça os sinais de atenção

9 sinais que podem indicar o descontrole emocional infantil

9 sinais que podem indicar o descontrole emocional infantil

É preciso observar com atenção redobrada os sinais para buscar ajuda profissional, se necessário, com boa antecedência

Muitas famílias, infelizmente, não dão a devida atenção ao descontrole emocional infantil. O que acontece, na maioria dos casos, é que os transtornos emocionais são mais associados a adultos em razão das questões amorosas, carreira e outros fatores comuns desta fase da vida. Porém, é preciso ficar de olho nos sinais do problema no comportamento das crianças, justamente para ajudar na percepção do mundo ao seu redor e com foco em uma vida mais feliz e equilibrada. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.

Descontrole emocional infantil: sinais para ficar atento

  1. Agressividade e irritabilidade: observe o comportamento do seu filho / sobrinho / afilhado / neto em várias ocasiões de sua rotina, como durante o jantar, horas livres, na hora do dever de casa e assim por diante.
  2. Ansiedade: é um outro sinal que pode indicar descontrole emocional infantil.
  3. Baixo rendimento escolar: converse com os professores do seu filho / filha, analise as notas e evolução educacional.
  4. Dificuldade de concentração e aprendizado: importante ressaltar que muitos problemas relacionados ao baixo rendimento escolar podem estar associados à dificuldade de concentração e aprendizado. Uma boa dica é estar ao lado durante alguns processos, como na hora de fazer o dever de casa. Veja, com atenção, se a criança consegue ou não fixar sua atenção no conteúdo escolar.
  5. Dificuldade para fazer amigos: seu filho ou filha tem pouquíssimos amigos? Quase não comentam sobre os amigos da escola?

Veja abaixo outros sinais que são comuns quando pensamos em descontrole emocional infantil. Antes, todavia, é importante ressaltar que traumas emocionais infantis podem ser tratados com a ajuda profissional correta, evitando assim que se desenvolvam e impactem a vida adulta. A inteligência emocional atua justamente com este foco, ou seja, na busca pelo autoconhecimento e por uma vida mais feliz e equilibrada. Confira outros sinais de atenção:

  • Insegurança: crianças que não sentem / demonstram segurança e confiança, normalmente, estão passando por problemas emocionais.
  • Problemas com o sono: é fundamental não confundir alguns dias de insônia com algo mais sério. Problemas com o sono podem indicar algo que deve ser entendido e ajustado.
  • Timidez excessiva: veja como seu filho / filha se comporta quando há interação com outras crianças, ou mesmo com adultos da família e colegas de trabalho. A timidez excessiva pode ser corrigida.
  • Tristeza: por fim e não menos importante, a tristeza é um elemento bem claro de um possível descontrole emocional infantil.

Já ouviu falar na Arita Teen?

Uma jornada transformadora. O objetivo do programa é proporcionar uma nova visão (da criança) sobre a vida e o mundo ao seu redor. O foco está em auxiliar meninos e meninas na busca pelo autoconhecimento e, com isso, ampliar a perspectiva que têm sobre o próprio futuro. A metodologia aplicada segue métodos e ações próximos à realidade dos jovens, com uma linguagem mais adequada às crianças. Quer saber mais sobre o assunto? Você sabe que pode contar com o know-how da Arita, uma empresa especializada em treinamentos de inteligência emocional com mais de 30 anos de tradição. Aproveite o post de hoje: envie AQUI uma mensagem de contato.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp