A dor é inevitável, o sofrimento é opcional | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

A dor é inevitável, o sofrimento é opcional

A dor é inevitável, o sofrimento é opcional

Viver, às vezes, demanda muito de nós e torna difícil lidar com todas as responsabilidades da rotina. Além disso, com acontecimentos adversos e dolorosos, a vida pode parecer ainda mais pesada e complexa, deixando a sensação de impotência dominar as pessoas.

A reação natural a esses acontecimentos é o sentimento conturbado de diversos  processos emocionais que são extremamente intensos e proporcionam desconforto e dor emocional.

O sentimento de dor se faz necessário por alguns motivos, mas ele existe, primeiramente, como uma forma de alerta para que você entenda que algo está errado, e é preciso muita força para poder deixar a dor para trás e não se tornar dependente dela.

Mas embora a dor seja uma resposta natural, é comum que ela seja confundida com o sofrimento e quando essa confusão acontece, sair desse ciclo vicioso pode ser ainda mais difícil.

Mesmo a dor emocional pode trazer manifestações físicas, abalando o corpo assim como a mente, e dificultando o processo de cura e aceitação. É preciso estar aberto para a jornada interior e a dor pode criar camadas e mais camadas de obstáculos que irão impedir que você possa se sentir melhor.

Apesar disso, o tempo necessário para lidar com a dor deve ser proporcional com o evento que causou ela, embora isso possa ser visto de maneira variável de acordo com cada pessoa. O sofrimento, porém, tende a existir mesmo após muito tempo depois de um determinado ocorrido; ele surge quando a aceitação de um evento ou ocorrido não acontece.

Devido à sua natureza, o sofrimento irá potencializar os sentimentos negativos da dor, impossibilitando que quem está sofrendo consiga se desapegar do ciclo e seguir em frente. De certa forma, é possível enxergar o sofrimento como um sintoma desnecessário da dor.

Crescendo através da dor

Mas apesar da negatividade atrelada à dor, é possível aprender a aceitar eventos que podem tê-la causado e conseguir ter um crescimento pessoal ao reestruturar suas crenças.

O processo é demorado, não muito diferente do que o processo de reconstruir uma casa após uma catástrofe, e nessa reconstrução, o indivíduo tem a oportunidade de se redescobrir e explorar seus pontos fortes, recuperando sua personalidade e se libertando de coisas que antes até o atrapalhavam.

A dor contínua, especialmente sem motivo aparente, pode ser um dos vários sintomas desconhecidos da depressão. Aprenda mais sobre como essa doença pode atrapalhar sua recuperação e a sua vida de modo geral com nosso webinário gratuito. Clique aqui e assista agora.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS