Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
“Quando eu tiver um carro confortável farei uma bela viagem em família”. “Quando sobrar dinheiro no fim do mês vou levar minha namorada para jantar naquele restaurante bacana”. “Quando conseguir atingir aquela meta vou dar uma pausa no trabalho e fazer aquela viagem que sonhei a vida toda”.
Aposto que você já se pegou em alguma situação parecida com as descritas acima. Estou certo? Temos uma tendência a classificar a felicidade como sinônimo de grandes momentos e acontecimentos, imaginando que ela esteja somente nas situações de êxtase. Nos acostumamos a esperar o Natal para ter uma grande celebração. Precisamos de declarações de amor estrondosas para lembrarmos do romantismo.
Ocorre que a vida acontece todos os dias, ininterruptamente e ela independe do carro novo, da meta atingida no trabalho, da sobra do dinheiro. Aliás, essas coisas todas aí que esperamos podem nem passar de meras expectativas. Não podemos fazer delas condições para a nossa felicidade. Por que, se ficamos esperando até termos um carrão, estamos deixando passar fins de semana ensolarados em que podíamos ter feitos ótimas viagens de ônibus. Enquanto você espera uma noite de romance com sua garota no restaurante caro, está desperdiçando a chance de surpreendê-la num piquenique preparado por você no quintal de casa, na varanda do apartamento ou até mesmo na praça da esquina.
A felicidade também existe no dia a dia, nas pequenas delicadezas, nos acontecimentos singelos. Engano dos grandes crer que a alegria e o bem-estar estejam apenas naquela noite incrível, na festa mais animada do ano, no jantar no restaurante mais caro da cidade, na comemoração de seu aumento no trabalho. É claro que isso tudo é bastante gostoso, isso é inegável, mas eles são como o próprio nome já diz acontecimentos. A vida de ninguém, nem mesmo das celebridades mais badaladas é feita de picos de energia.
O importante é que nossos olhos estejam mais abertos para enxergamos o belo na simplicidade, que acontece no dia a dia, na singeleza das pequenas coisas. No desabrochar de uma flor em seu jardim, na palavra nova que seu filho aprendeu a pronunciar, no passarinho que veio beber água no parapeito de sua janela, na esposa que preparou uma receita nova para te agradar. Quem ousa dizer que isso não é a felicidade?
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...