Emoções sociais - A vida com um sentido

A importância das emoções sociais para dar sentido e valor às nossas vidas

A importância das emoções sociais para dar sentido e valor às nossas vidas

Amor, inveja, solidariedade, culpa, vergonha e outras emoções sociais impactam em nossas vidas e nos relacionamentos pessoais e profissionais

Somos seres sociáveis. Todas as nossas ações, praticamente, são condicionadas a reações de terceiros. Por isso, as emoções sociais são tão importantes para entendermos (ou procurarmos entender) o sentido e valor do que vivenciamos. São emoções que abastecem a nossa vida e que podem influenciar diretamente em prol da felicidade que todos buscam. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

Emoções sociais: o que você precisa saber

  • O que são: a primeira coisa que precisamos compreender é o conceito de emoções sociais. São emoções que surgem quando estamos na companhia de terceiros, como amigos, o namorado, familiares e outras pessoas.
  • Experiências positivas e negativas: cada emoção social pode provocar experiências negativas ou positivas, funcionando como guias para nossas relações com outras pessoas e, inclusive como nós mesmos nos enxergamos.
  • Em outras línguas: um fato interessante é que em diferentes idiomas é possível encontrar definições e termos específicos (que não temos na língua portuguesa) e que ajudam a explicar a complexidade das emoções sociais para dar sentido e valor às nossas vidas.
    • Schadenfreude: no idioma alemão, esta palavra significa “prazer ao observar a desgraça alheia”.
    • Retrouvailles:  no idioma francês, este é um termo que pode ser entendido como “alegria ao encontrar alguém que não vemos há muito tempo”.
  • Importância: somos seres sociáveis e precisamos uns dos outros para praticamente tudo na vida. Do trabalho ao happy-hour com amigos de longa data, sempre estamos nos relacionando e colocando nossas emoções sociais em jogo. Por isso, é tão importante conhecer seu valor e impacto em nossas reações.
  • Inveja e ciúmes: são duas das principais emoções sociais, isso porque ambas não existiriam se não tivéssemos relacionamentos com outras pessoas. Sem o desejo de ter algo ou perder alguém, por exemplo, tais emoções não existiriam. Confira outras emoções sociais:
    • Amor.
    • Admiração.
    • Compaixão.
    • Solidariedade.
    • Vergonha.
    • Culpa.
    • Remorso.

O papel da inteligência emocional

Através de treinamentos de inteligência emocional é possível potencializar habilidades sociais para melhor equilibrar os impactos das emoções sociais. Objetivo é a compreensão de possíveis barreiras emocionais que possam influenciar negativamente as reações da pessoa. Por que você sente inveja de um determinado colega de trabalho? Ou por que o remorso insiste em fazer parte da sua rotina? Encontrar as respostas para perguntas deste tipo pode transformar a vida de uma pessoa. E a Arita Treinamentos está ao seu lado! Você sabe que pode contar com o trabalho de profissionais que atuam com destaque há mais de 30 anos. Aproveite o post de hoje:fale AQUI com o nosso time.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp