Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
“Gratidão não é apenas a mais rica das virtudes, mas sim a mãe de todas as outras”_. Com essa frase do filósofo grego Cícero, abrimos a reflexão sobre a gratidão, um importante sentimento ao longo da história da humanidade em diversas culturas. Até recentemente pouco se sabia sobre isso, mas o psicólogo americano Abraham Maslow percebeu, em suas pesquisas, que a habilidade de sentir e expressar a gratidão são aspectos vitais para a saúde emocional.
Está provado que pessoas gratas tendem a ser mais felizes, pelo fato de que valorizam mais o que possuem e não ficam alimentando a ansiedade em torno aquilo que não tem. Também pessoas gratas a seus parceiros românticos ou amigos têm relacionamentos profundamente satisfatórios, isso por que se sentem emocionalmente mais ligados e, consequentemente, têm menos atritos entre si.
Mas, ser grato a quê, provavelmente você se pergunte enquanto lê este texto. Um exercício fácil é o de “contar as bênçãos”: todos os dias, durante três semanas, escreva uma lista com tudo que você tem de bom na vida, como família, filhos, companheiro(a), amigos, saúde, trabalho, um lar, as boas refeições, os talentos, carro e posses em geral, entre outros. Tudo o que vier à cabeça, se for positivo, pode entrar na lista. Vendo claramente o que de bom temos, a gratidão começa a aflorar e a sensação que prevalece dali em diante é a de que temos muito mais do que precisamos para viver, só por este motivo já podemos ser gratos.
O segundo exercício é conhecido como “visita gratidão” e é especialmente poderoso. Pense em uma pessoa viva a quem você seja grato e reserve um dia para escrever uma carta expressando seu agradecimento a ela e pela influência positiva que teve em sua vida. Tente entregar a carta pessoalmente, dando-lhe um forte abraço, por isso o exercício tem o nome de “visita gratidão”. Repita isso quantas vezes e com quantas pessoas quiser. O resultado é fantástico e dá uma sensação maravilhosa, tanto para você como para o outro.
Gratos a quem ou a o quê? Isso é você quem vai dizer. Alguns serão gratos à Deus, outros à vida, alguns ao universo, já outros à natureza e até uma pessoa, como o exercício anterior propõe. Certamente, junto com seus esforços e merecimentos, alguma força superior ou alguém especial te presenteou com tudo isso de bom que tens. Portanto, agradeça diariamente, mesmo que mentalmente. Faça suas preces e encha seus dias de palavras positivas, como “obrigada”, “muito bom” e “gratidão”. Elas purificam o corpo físico e a mente e dão uma sensação de bem-estar.
Não custa experimentar, os benefícios podem ser surpreendentes. Dessa forma, obrigado a você, de todo o coração, que lê este texto ?
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...