Inteligência emocional para crianças - 4 dicas para desenvolver

A importância e 4 dicas de como desenvolver a inteligência emocional para as crianças

A importância e 4 dicas de como desenvolver a inteligência emocional para as crianças

Aprender a lidar com as próprias emoções ainda na infância é fundamental para o desenvolvimento pessoal e autoconhecimento

Engana-se quem pensa que a inteligência emocional para as crianças é algo supérfluo. Ensinar os pequenos a lidar com as próprias emoções é fundamental para que aprendam a se relacionar com outras pessoas e, principalmente, a lidar com os próprios e inevitáveis conflitos emocionais que vão surgir durante a adolescência e vida adulta. Dar mais liberdade e autonomia para as crianças passa por isso. Gostou do assunto do post de hoje? Continue a leitura e saiba mais aqui no blog da Arita Treinamentos.

Inteligência emocional para crianças: 4 dicas para colocar em prática

  1. Bons exemplos: durante toda a infância, os filhos olham para os pais e se espelham em suas atitudes. E isso tem importância também quando pensamos em emoções. As crianças percebem e tendem a imitar comportamentos de alegria, tristeza, raiva e assim por diante. Por isso, é importante passar bons exemplos de equilíbrio emocional para que os pequenos cresçam com inteligência emocional.
  2. Não minta: mesmo sem total consciência sobre o que são os sentimentos, por que existem e outras questões relacionadas, as crianças podem ter dúvidas sobre o que estão sentindo. Em  momentos assim, não minta, não infantilize as respostas. Seja honesto, abra o jogo e explique o quão normal é o que estão sentindo. Isso transmite confiança.
  3. Autoconhecimento: a inteligência emocional para as crianças está diretamente relacionada ao autoconhecimento. Mesmo durante essa fase da vida, é preciso estimular a busca pelo conhecimento próprio em relação às suas emoções e os impactos de suas atitudes, dos mais variados tipos, junto aos familiares, amigos da escola e dentro da sociedade.
  4. Autonomia: outro aspecto importantíssimo é a autonomia da criança. Em outras palavras, os pais precisam deixar a criança aprender “com as próprias pernas” quando o assunto envolve suas emoções. O que sentem, como manifestam, o que isso gera, o que recebem de volta, etc. Quando os pequenos aprendem “na pele” a importância do equilíbrio emocional, isso ajuda na superação de conflitos e medos ao longo de toda a vida.

Quem entende de inteligência emocional para crianças

A Arita Treinamentos trabalha há mais de três décadas com treinamentos de inteligência emocional. Uma experiência reconhecida pelo mercado e que tem como base a constante busca pelo aperfeiçoamento de seu atendimento. Um bom exemplo disso é o treinamento Arita Teen, focado em adolescentes entre 11 e 15 anos e que foi adicionado ao portfólio de serviços há pouco tempo. O foco está no processo de autodescoberta e no reconhecimento das habilidades, considerando também o reforço das qualidades e a descoberta de potencialidades. Quer saber mais sobre o assunto e como tudo isso funciona na prática? Aproveite o post de hoje: envie AQUI uma mensagem e esclareça suas dúvidas.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp