A Necessidade do Poder | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

A Necessidade do Poder

No mundo contemporâneo, “poder” é uma necessidade criada para mostrar aos outros e principalmente a si mesmo que você teve êxito na vida tanto profissional quanto pessoal. No entanto, se pensarmos com mais carinho e profundidade no que significa a busca pelo poder, invariavelmente esbarraremos em questões internas exclusivamente pessoais. A necessidade de estar no comando pode ser reflexa de que alguma coisa não vai bem entre você e você mesmo. Não podemos confundir a necessidade de poder, “mandar”, com liderança, carisma e capacidade de agregar. O líder é poderoso por si só. Nenhum líder busca o poder ou influência sobre o ambiente em que vive ou as pessoas que convive. O líder “é”. O poder “está”. Você pode perder seu cargo de chefia que lhe dá poder, mas jamais perderá a liderança, que lhe traz respeito.

Pesquisas com executivos bem sucedidos revelam um perfil egocêntrico daquele que detém o poder. Ele não se preocupa com o próximo, sequer enxerga em torno, passa por cima do que precisar para continuar em êxito na empresa. Talvez nem conheça os conceitos de inteligência emocional, acreditando que o estado das coisas seja eterno. Outras pesquisas corporativistas também revelam que “mandar” já não faz parte do dicionário das empresas bem sucedidas. “Chefe” é uma palavra cada vez menos usada nos escritórios. Líderes são capazes de levar a equipe ao sucesso, incentivam a autoestima de seus colaboradores.

Cada um no seu espaço tem um valor precioso numa equipe. Do café que chega quentinho à nossa mesa, ao intelectual que tem que pensar em novas estratégias para vencer a crise. Um verdadeiro time não tem dono. Tem líder. Conquistar um cargo de chefia lhe dá poder, mas não faz de você líder.

O poder parece ser uma necessidade em muitas pessoas. E com ele muitas coisas aparecem associadas: sucesso, admiração, competição, valor, dinheiro, status e especialmente o controle e a superioridade do “eu”.

O poder pode ser gostoso e sedutor, mas anda na contramão dos relacionamentos humanos. A ironia dessa dissertação é que só tem sede de poder, controle e superioridade quem possui dentro de si os sentimentos opostos – falta de poder, falta de controle e sentimento de inferioridade. Quer mais dinheiro quem pensa que não tem o suficiente, quer emagrecer quem pensa que está acima do peso, quer ser melhor quem não suporta a ideia de que outros se destacam.

O líder é um poderoso em essência! E, acredite, todos nascemos capazes de liderar nossa vida e assim, nossa carreira e família! A timidez, a falta de arrojo e pro-atividade, a suposta falta de coragem, tudo o que nos impede de conquistar a liderança – e consequentemente o poder e sucesso – são estados de ser mutáveis. Isso mesmo! Treinamento e desenvolvimento de pessoas, terapia, conscientização, conhecimento e devoção fazem do mais tímido o maior dos líderes, o exemplo de sucesso.

O poder usado para encobrir nossas falhas tem prazo de validade. O poder nato ou adquirido via treinamentos e ensinamentos preciosos não acaba nunca. É preciso usar o poder com sabedoria. Sabedoria essa, só encontrada quando encontramos a nós mesmos.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp