Ambivalência emocional: entenda a relação entre amor e ódio | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Ambivalência emocional: entenda a relação entre amor e ódio

Ambivalência emocional: entenda a relação entre amor e ódio

Ambivalência emocional: entenda a relação entre amor e ódio

Certamente você já ouviu ou leu algum texto com a expressão “há uma linha tênue entre amor e ódio”, não é mesmo? De fato, a afirmação não está 100% equivocada. Lidamos com conflitos no dia a dia e emoções distintas, opostas, permeiam nossas relações com colegas de trabalho, amigos e familiares. Porém, quando tudo converge para um único indivíduo ou situação, ao mesmo tempo, é configurado o quadro de ambivalência emocional.

O termo pode até parecer complicado, mas não é. A gente explica: a ambivalência emocional ocorre quando emoções conflitantes são empregadas a uma mesma pessoa ou situação. Quando, por exemplo, você ama de coração um amigo e ao mesmo tempo tem ódio profundo de algumas de suas atitudes. Quando você é apaixonado pelo trabalho e durante o ódio passa a nutrir um ódio sem explicação do mesmo local.

Quer saber mais sobre o tema? Então o post de hoje aqui no blog da Arita Treinamentos é perfeito para você! Confira na sequência e não deixe de enviar seus comentários e dúvidas no final do texto.

Definição de ambivalência emocional

A psicologia em todo o mundo define ambivalência emocional como um quadro onde há emoções conflitantes. Um bom exemplo disso é o ciúme. Pessoas ciumentas amam tanto uma pessoa que chegam a sentir ódio quando esta conversa ou se relaciona com outros indivíduos. Percebe-se que há emoções positivas e negativas relacionadas à mesma pessoa. Isso é ambivalência emocional.

Características de pessoas emocionalmente ambivalentes

Como vimos, a ambivalência tem como característica principal a existência de sentimentos conflitantes, como amor e ódio. Mas, como perceber se você é ou não é uma pessoa assim? Listamos abaixo os principais sinais que podem apontar um caso de ambivalência emocional. Veja:

  • Você sente atração e repulsa, simultaneamente, por uma mesma pessoa?
  • Gosta muito de alguém, mas tem ódio por algumas atitudes?
  • Tem a vontade de falar algo, só que não consegue exprimir suas opiniões e sentimentos?
  • Sente que precisa agir, mas se mantém quase sempre passivo?

Responder a estas perguntas é o primeiro passo para saber se você tem ou não tem ambivalência emocional. Além disso, uma alternativa para lidar com emoções conflitantes no dia a dia é procurar ajuda profissional, de quem realmente entende do assunto. É o caso da inteligência emocional, que pode auxiliar na identificação dos gatilhos emocionais que contribuíram para tal cenário.

Por exemplo, o ódio que você pode sentir por uma pessoa que ama há anos, não é fruto da indiferença. Sempre há algo a mais, alguma emoção / situação que não foi bem resolvida e que precisa ser revisitada, melhor esclarecida.

Inteligência emocional em casos de ambivalência emocional

Com os treinamentos certos de inteligência emocional é possível contornar essa situação de uma maneira tranquila, sem estresse. Primeiramente, são analisadas as causas mais profundas que te levam a ter ódio e amor por uma mesma pessoa ou situação. Na sequência, são trabalhados exercícios que direcionam para um caminho mais adequado, rumo à maturidade emocional, quando a pessoa aprender a lidar com as próprias emoções.

A Arita Treinamentos tem experiência na área e está à sua disposição para iniciar um treinamento personalizado, focado em 100% dos seus objetivos e respeitando suas características pessoais. Por aqui, você conta com o suporte de profissionais que realmente entendem do assunto e que têm know-how em treinamentos de inteligência emocional com foco ambivalência emocional.

Aproveite o momento e entre em contato hoje mesmo com a equipe da Arita. Envie sua mensagem eletrônica, clicando aqui, ou ligue para os telefones em destaque. Você irá se surpreender com o atendimento desde o primeiro momento.

Crédito: AntonioGuillem / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas