Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Por mais gostoso que seja, estar em um relacionamento exige cuidado por se tratar de duas pessoas com bagagem emocional e expectativa diferentes. Muitas vezes, é neste cenário que a ansiedade no amor começa a dar seus primeiros sinais, causando o distanciamento do casal e culminando no término de algo que tinha tudo para dar certo.
Já foi o tempo em que a ansiedade era considerada somente um estado psíquico. Hoje, é comprovado que ela ultrapassa as barreiras dos nossos pensamentos e desencadeia sintomas físicos, como calafrios, dores no peito, enjoo, fadiga, falta de ar, formigamento, insônia, palpitação, tensão muscular, tontura e tremores.
Segundo o dicionário, a ansiedade é um desconforto físico e psíquico que gera agonia, aflição, angústia. Ela surge quando nos vemos diante de situações de grande expectativa e/ou responsabilidade, como uma reunião importante no trabalho, semana de provas, filhos doentes, problemas com o(a) cônjuge, contas atrasadas, e assim por diante. Para cada indivíduo existe um gatilho para a ansiedade, inclusive no amor.
Diante das expectativas criadas para o relacionamento, a ansiedade é extremamente comum. Ela se mistura com a euforia e esta combinação pode ser destrutiva e nos fazer tomar decisões precipitadas. Para uma dose assertiva de racionalidade, a inteligência emocional é uma alternativa para controlar a ansiedade no amor.
O autoconhecimento é a base da inteligência emocional. Ele nos permite discernir quais são as nossas reais expectativas, o que queremos de um relacionamento e o que sentimos verdadeiramente. Ao conhecer os nossos sentimentos, nós aprendemos a lidar com nossas emoções, identificar os sinais que devem ser levados em consideração e evitamos que a ansiedade no amor nos impeça de ser felizes.
Transparência – Conversar com o parceiro e deixar clara quais são as suas expectativas e sentimentos em relação a ele é o primeiro passo. Seja sincera e deixe-o à vontade para fazer o mesmo. A caminhada é mais fácil quando ambos sabem o que esperar dela.
Empatia – Incentive seu parceiro a expressar o que sente e ouça com atenção, coloque-se no lugar dele para evitar passos em falso. Isso te ajudará a compreendê-lo melhor e seguir de acordo com a realidade.
Amor próprio – Tenha em mente que você é autossuficiente e não precisa de outra pessoa para te completar. O ideal é você se envolver com alguém que te complemente, que poderá agregar plenitude nos momentos felizes que você já tem. Não confunda carência com amor, ame-se em primeiro lugar e o seu relacionamento será muito mais leve e construtivo.
Paciência – É comum nos precipitarmos quando queremos muito alguma coisa. Tendo consciência do que você espera do seu relacionamento, respire fundo e vá com calma. Agir impulsivamente só trará desconforto e mágoas. Desfrute da companha de seu parceiro hoje e deixe para se preocupar com o futuro quando ele chegar. O excesso de preocupação pode te impedir de viver momentos felizes. E se a relação não der certo? Esteja aberta para aprender com os erros.
Você também pode gostar de ler:
Crédito: tomazl / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...