Aprimorando a liderança: 5 dicas de como desenvolver a resiliência emocional no trabalho | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Aprimorando a liderança: 5 dicas de como desenvolver a resiliência emocional no trabalho

Aprimorando a liderança: 5 dicas de como desenvolver a resiliência emocional no trabalho

O líder moderno é o líder que tem a capacidade de se adaptar a mudanças e aprimorar constantemente sua atuação junto a equipe de trabalho

Segundo a definição acadêmica, resiliência é a “a capacidade de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças e superar obstáculos, assim como resistir à pressão de situações adversas, como estresse, choque e eventos traumáticos”. Dentro do mundo corporativo, quando pensamos em estabilidade emocional no trabalho, é fundamental compreender este conceito e colocar em prática as melhores estratégias em prol do constante desenvolvimento da empresa, do líder e da equipe de trabalho. E isso também vale para resiliência emocional no trabalho. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

Resiliência emocional no trabalho: X dicas de como aprimorar sua liderança

1- Assertividade
Quando pensamos em resiliência emocional no trabalho e em como aprimorar a liderança profissional, devemos pensar em assertividade. E isso passa, dentro do papel do líder, por ouvir os diferentes pontos de vista e ponderar as melhores alternativas em busca de soluções mais assertivas. Para tal, é fundamental ser mais firme, educação objetivo, honesto e transparente em todas as relações. Estas são características de um líder moderno, que incentiva sua equipe.

2 – Autoconfiança
Um líder do século XXI é um líder confiante e que inspira confiança em sua equipe. Uma boa dica para estimular a autoconfiança é ponderar sempre as palavras que são transmitidas às pessoas no dia a dia do trabalho. Outra boa maneira é apresentar novidades, atualizações e conteúdos em geral que promovam o desenvolvimento da equipe.

3 – Autoconhecimento
Aprimorar a liderança passa pelo autoconhecimento. Não tem como desassociar estas partes. Você, como líder, precisa conhecer suas limitações e habilidades para que possa se tornar um líder mais justo e inspirador para sua equipe, dia após dia. Esta é a melhor maneira para lidar com eventuais barreiras que possam impedir o crescimento profissional e até mesmo pessoal.

4 – Empatia
Todos os líderes de sucesso, hoje e amanhã, são e serão líderes que se colocam no lugar das outras pessoas da equipe. Líderes que têm empatia, que compreendem os dilemas de terceiros e que, principalmente, conseguem buscar soluções para resolução de problemas.

5 – Resiliência, sempre
O líder resiliente é o líder que consegue se adaptar as mudanças, que se molda frente à pressão, críticas e mudanças inevitáveis do mundo corporativo. Ter resiliência é justamente isso, ou seja, encarar os desafios sem perder a motivação e com capacidade de se adaptar a novos cenários.

Como a inteligência emocional pode contribuir?

Esta é uma metodologia inovadora e que consiste na aplicação de treinamentos objetivos, que buscam estimular habilidades comportamentais de controle emocional e automotivação, dois aspectos fundamentais para o sucesso de qualquer líder corporativo.

E você sabe que pode contar com a Arita Treinamentos, uma empresa de renome no mercado e que trabalha com inteligência emocional há mais de 30 anos. Por aqui, você tem o suporte de profissionais que realmente entendem do assunto e que estão preparados para realizar um atendimento personalizado, discreto e efetivo.

Fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas.

Crédito: fizkes / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp