Praticamente todo mundo conhece algum colega de trabalho que vive estressado. O assunto é sério e é preciso ficar atento aos primeiros e principais sinais do problema
Qualidade de vida é essencial em todos os sentidos, em todas as áreas do nosso dia a dia, do círculo familiar e de amizades, e até mesmo onde trabalhamos. Justamente por isso, é preciso de ficar olho aberto para identificar as principais consequências do estresse, além do aceitável, no trabalho. Afinal de contas, passamos muito tempo da nossa vida exercendo uma atividade profissional e não podemos ser infelizes enquanto estamos trabalhando, não é mesmo? Se você também se interessa pelo assunto, continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.
Consequências do estresse no trabalho: principais sinais
- Falta de motivação: é o sinal mais claro de estresse no trabalho, pois você não sente qualquer motivação, qualquer impulso positivo, para fazer qualquer atividade relacionada à empresa, inclusive não sente motivação nem mesmo de sair de casa para ir ao local de trabalho.
- Dificuldade para cumprir prazos: é outra consequência bem clara, afinal com a desmotivação, vem o acúmulo de tarefas que não estão sendo realizadas e também os prazos passam a não ser atendidos. E isso pode afetar a toda uma equipe de trabalho, comprometendo a produtividade da empresa em grande escala.
- Falta de tempo para a família: quem sofre de estresse no trabalho também costuma levar tarefas profissionais para o lar, inclusive aos finais de semana. Isso, com o tempo, acaba prejudicando seriamente o relacionamento familiar com esposo/esposa, filhos, primos, pais, avós e assim por diante. Não conseguir se desligar do trabalho é um dos sinais de estresse mais fortes.
- Isolamento social no trabalho: a pessoa muito estressada por causa do trabalho passa não querer se relacionar socialmente com os colegas de empresa, seja em festas corporativas ou em happy-hours após o expediente. Ocorre o isolamento social que vai se agravando com o tempo.
- Insônia ou dificuldade para dormir: quem é muito estressado produz uma maior quantidade de cortisol, o famoso “hormônio do estresse” e isso gera um sinal de alerta no organismo. Os resultados são o aumento de glicose no sangue e da própria pressão sanguínea, dois fatores cruciais que prejudicam o sono.
- Cansaço ininterrupto: a pessoa se sente cansada o tempo todo, mesmo após uma noite de sono adequada. Isso também é um reflexo do hormônio cortisol, que faz o organismo ficar em estado de alerta, e isso gera muito cansaço físico e também psicológico. É o famoso quadro do desgaste profissional.
- Dificuldades nas relações sexuais: outra consequência do estresse no trabalho é a dificuldade em manter relações sexuais. O que acontece é que a pessoa atinge um nível muito alto de ansiedade, assim como de insatisfação profissional e de preocupação com o dia a dia. E o reflexo é o desinteresse pela prática sexual.
Como a inteligência emocional pode ajudar?
Através de treinamentos de inteligência emocional é possível trabalhar suas habilidades como profissional e também no campo pessoal, buscando assim um equilíbrio em prol de uma rotina mais leve e feliz, longe do estresse. Uma mudança de vida que é possível, que está ao seu alcance! Quer saber como funciona na prática? Fale com um dos nossos especialistas.