Autoconfiança: 4 formas simples e eficientes para superar a frustração | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Autoconfiança: 4 formas simples e eficientes para superar a frustração

Sentir-se frustrado é algo que faz parte da vida de muitas pessoas, mesmo que seja em algum momento da vida. Geralmente, esse sentimento envolve o trabalho, os relacionamentos amorosos ou o desenvolvimento pessoal, isso porque nem sempre os resultados obtidos são os esperados ou as expectativas são alcançadas.

Embora a situação seja bastante comum, muita gente não consegue vencer tais momentos. Como consequência, é mais difícil seguir em frente e atingir outros objetivos. Superar a frustração, portanto, é essencial.

Altamente dependente da autoconfiança, o processo de vencer a sensação é possível. Na sequência, veja 4 formas eficazes para passar por isso!

1. Aceite o que não deu certo

Um dos momentos-chaves de quando algo não sai como o esperado é a aceitação do que aconteceu. Ao invés de lidar com a falha ou com o insucesso, muita gente prefere se manter no mesmo cenário apenas para não ter a sensação de frustração.

Se você decidir insistir no que não deu certo, perderá tempo em uma situação infrutífera. Em vez disso, é melhor se dedicar ao que tem potencial para funcionar como deseja. Portanto, aceite quando a frustração surgir e prepare-se para partir rumo a uma nova tentativa.

2. Não se culpe e eleve a autoconfiança

Também não adianta seguir em frente, mas sempre pensar sobre o que houve anteriormente. Culpar-se só fará com que a sua autoconfiança fique em baixa e, então, aumentam as chances de se frustrar novamente.

Para não cair nessa armadilha, o segredo é saber se perdoar. Imagine que você quis muito uma promoção no trabalho, mas não conseguiu a tão sonhada vaga. Ao invés de se lamentar, de buscar culpados ou de se sentir menos do que é, encare essa fase como uma preparação para as próximas oportunidades.

Entenda que o seu valor não é perdido porque algo não saiu como esperava. Mesmo que você tenha errado, é melhor usar a experiência a seu favor — e não contra os seus interesses.

3. Alinhe as próximas expectativas

Muitas vezes, a frustração está associada às expectativas elevadas que são colocadas em determinada situação. Um caso clássico é o do relacionamento amoroso. Começar uma relação com planos grandes pode resultar em decepção quando algo não acontece no tempo ou da maneira desejada.

Já que a falha inicial deve servir de experiência, as expectativas têm que ser assentadas do jeito certo. Ou seja, é indispensável colocar os pés no chão e saber o que realmente esperar de cada cenário. Dessa maneira, há um direcionamento melhor de atuação e chances reduzidas de se frustrar.

4. Tenha o apoio certo para vencer a frustração

Dependendo do caso, pode não ser fácil lidar com algo que não saiu como o previsto. Algumas situações geram impactos muito grandes na autoconfiança e, então, começam a atrapalhar todas as áreas da vida.

Quando sentir que esse é o seu caso, o melhor é buscar o apoio certo. Com a ajuda de profissionais especializados no desenvolvimento humano, por exemplo, você conseguirá superar o quadro e obterá efeitos melhores. Não tenha medo de procurar o suporte necessário, pois, muitas vezes, ele o levará além.

Ao colocar essas dicas em prática, é possível superar a frustração e manter a autoconfiança. Como resultado, será mais fácil atingir os grandes objetivos para a sua vida.

Gostou de conhecer essas 4 formas de lidar e superar a frustração? Quer colocá-las em prática agora mesmo? Entre em contato conosco e saiba mais sobre os treinamentos e cursos Arita.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp