Autoconhecimento para jovens - Veja como desenvolver

Autoconhecimento para jovens: 5 dicas de como desenvolver

Autoconhecimento para jovens: 5 dicas de como desenvolver

Reconhecer os próprios pontos fortes e fracos, em várias áreas, faz a diferença na jornada que é o processo de autoconhecimento

Muito se fala sobre o autoconhecimento para adultos ou idosos, como algo essencial para compreensão das próprias emoções e seus impactos no dia a dia. Porém, o autoconhecimento para jovens é algo cada vez mais comum e fundamental nos dias atuais. Na adolescência, ter uma nova visão sobre a vida e percepção do mundo ao redor faz toda a diferença em uma fase de aceitação e definição de futuro. Quer saber mais? Veja no post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos, dicas para desenvolver o autoconhecimento.

5 dicas para desenvolver o autoconhecimento para jovens

  1. Aceitação: o primeiro passo é a aceitação dos próprios sentimentos. O autoconhecimento para jovens começa quando o indivíduo reconhece o que sente e quais são seus impactos no dia a dia. Trata-se de uma autoanálise profunda, que pode levar anos, mas que certamente trará benefícios marcantes ao longo de toda a vida.
  2. Reflexão: outra dica é fazer uma reflexão sobre o atual status da própria vida, assim como dos reflexos das emoções em suas atitudes e ainda em relação a terceiros. Pense muito bem sobre suas escolhas e caminhos que decidiu percorrer nos últimos anos. Quais foram os pontos positivos e quais foram os aspectos negativos?
  3. Limitações: dentro de um processo de autoconhecimento, reconhecer as próprias limitações é uma etapa importantíssima. Ao fazer isso, você passa a ter plena consciência dos pontos que precisam ser melhorados socialmente, emocionalmente ou mesmo profissionalmente. Vale a pena reforçar que tal análise deve ser 100% sincera. Não tenha medo de reconhecer as limitações.
  4. Habilidades: paralelamente às limitações, reconhecer as habilidades que possui também é fundamental. Dentro da inteligência emocional, é um processo crucial para direcionar novos caminhos e potencializar pontos específicos que podem estimular o crescimento como pessoa ou mesmo na carreira profissional.
  5. Ajuda profissional: não são todas as pessoas que conseguem desenvolver o autoconhecimento sem a ajuda de profissionais da área. Se é esse o seu caso, não tenha vergonha. O time da Arita Treinamentos está ao seu lado!

Treinamentos de inteligência emocional

Um dos pilares dos treinamentos de inteligência emocional é o autoconhecimento. Em outras palavras, essa é uma metodologia que busca identificar e compreender profundamente as emoções da pessoa e seus reflexos no dia a dia. A inteligência emocional é fundamental para que o indivíduo saiba reconhecer e superar barreiras que impedem o desenvolvimento pessoal e/ou profissional. Também é fundamental para potencializar habilidades e direcionar novos caminhos, se necessário. Ficou interessado(a)? Envie AQUI a sua mensagem para a Arita Treinamentos, uma empresa com mais de 30 anos de know-how na área.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp