Autocrítica positiva - Tudo o que você precisa saber!

Autocrítica positiva: como o exercício pode ser benéfico para nós mesmos?

Autocrítica positiva: como o exercício pode ser benéfico para nós mesmos?

Realizar uma análise positiva sobre suas próprias emoções, ações e comportamentos é uma medida que gera resultados práticos e duradouros

Quem acompanha as postagens aqui no blog da Arita Treinamentos já conferiu um conteúdo relacionado ao tema de hoje, sobre como desenvolver a autocrítica pode ser um bom exercício de autoconhecimento. Agora, seguimos dentro do mesmo cenário e vamos entender mais sobre a autocrítica positiva e os impactos de tal exercício na vida pessoal e profissional. Continue a leitura!

O que você precisa saber sobre autocrítica positiva

  • Pontapé inicial: é importante que você saiba que a autocrítica positiva é um elemento crucial para entender todas as atitudes, escolhas e posições do seu atual momento, seja no campo pessoal ou profissional. É um passo importante para analisarmos profundamente os rumos da nossa vida, principalmente se considerarmos os objetivos e sonhos que um dia estabelecemos.
  • Positividade: deve acompanhar a autocrítica, pois o foco está em observar os pontos positivos da sua caminhada, da sua jornada. É preciso ter cuidado porque em muitos casos, a autorreflexão demasiada normalmente passa a observar os aspectos negativos, impactando negativamente também nas ações.
  • Problemas: a autocrítica negativa pode gerar uma cobrança exagerada em vários aspectos, principalmente em relação ao desenvolvimento da carreira profissional e de relacionamentos amorosos. Este peso demasiado para conquistar o sucesso, seja onde for, deve ser administrado com muita cautela.

Como a inteligência emocional pode ajudar?

Esta é uma metodologia que busca o equilíbrio emocional da pessoa, fornecendo todas as ferramentas emocionais para que o indivíduo desenvolva suas habilidades e potencialize suas ações, sempre partindo do conceito da autocrítica positiva. Realizar uma autoanálise sobre suas ações, comportamentos e o que deseja no futuro próximo e ao longo prazo, é uma etapa crucial para uma vida pessoal e profissional mais feliz. Através de treinamentos de inteligência emocional é possível dar este passo importante. Outra boa notícia é que você conta com o suporte de profissionais experientes e 100% atualizados, que realmente entendem do assunto. Em outras palavras, a Arita Treinamentos está ao seu lado! Aproveite: fale AQUI com um dos especialistas e comece a mudar de vida o quanto antes.

Saiba mais sobre autocrítica positiva!

  • Autocrítica ao seu favor: para desenvolver a autocrítica positiva é preciso entender que ela deve fazer parte de todo um planejamento. Isso quer dizer que se você estabelecer metas profissionais e pessoais coerentes, a autocrítica pode ajudar a alcançar o que deseja de uma forma mais equilibrada, sem cobranças excessivas.
  • Um passo por vez: a pessoa precisa compreender que a autocrítica é uma etapa de um processo de mudança. E toda mudança possui etapas iniciais, de desenvolvimento e conclusão. É preciso respeitar tais etapas e o tempo de cada uma delas. Passo a passo, partindo de uma autocrítica positiva, é possível chegar aos objetivos.
  • Equilíbrio: um grande segredo da autocrítica positiva é o equilíbrio entre o que pensa e suas ações. Por exemplo, se você tem o objetivo de perder peso e faz uma autoavaliação sobre tal quadro, não pense e se cobre demasiadamente para perder 20 kg em um único mês. Busque o equilíbrio. Comece com o objetivo de perder 5 kg por mês. Ajustar a expectativa é fundamental. Este é o equilíbrio.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS