Dicas para desenvolver o autocuidado emocional

Autocuidado emocional: um olhar de amor que importa e faz toda diferença

Autocuidado emocional: um olhar de amor que importa e faz toda diferença

Compreender e cuidar das próprias emoções é fundamental para ter uma vida mais equilibrada e feliz em vários aspectos

Como o próprio nome já deixa claro, o autocuidado emocional é a capacidade de olhar com mais carinho e atenção para as próprias emoções. Em outras palavras, o tão falado autoconhecimento faz a diferença para quem busca uma vida muito mais equilibrada e feliz. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita. Aproveite para também compartilhar o conteúdo com os amigos e familiares.

Veja como desenvolver o autocuidado emocional

Elimine barreiras emocionais

O primeiro passo para desenvolver o autocuidado emocional é tirar do caminho todos os traumas de anos atrás. Isso é fundamental porque alguns problemas do passado podem impedir a realização pessoal e profissional no presente, assim como dificultar seriamente seus planos. O poder da ressignificação de sentimentos é evidente e todas as pessoas deveriam olhar com mais atenção para esse ponto.

Fale sobre o assunto

Desabafar faz bem e faz parte das etapas do autocuidado emocional. Não deixe de falar com amigos, familiares e profissionais da área da psicologia sobre as angústias e medos que tem. Guardar para si as mágoas do passado é péssimo e com o tempo a situação tende a piorar, a se tornar mais grave.

Faça o que te faz feliz

Parece óbvio, mas muitas pessoas insistem em percorrer caminhos repletos de espinhos e sem qualquer tipo de positividade. Não caia na mesma armadilha. Procure, encontre e pratique atividades que te fazem feliz, em vários aspectos. Seja na vida profissional ou no fim de semana com amigos e familiares, não jogue álcool na fogueira da infelicidade. Valorize momentos e encontros que inspiram e que motivem uma transformação em sua vida.

Sim e Não

Uma boa dica para colocar em prática o autocuidado emocional é negar o que tiver vontade de negar e aprovar o que sentir vontade de aprovar. Basicamente, dizer mais “Nãos” e “Sins”. Ao fazer isso de forma honesta, você respeita a si próprio e passa a lidar melhor com as emoções.

A Arita Treinamentos está ao seu lado!

Por aqui, você conta com o trabalho de profissionais com mais de 30 anos de experiência em treinamentos de inteligência emocional. Um time formado por pessoas que assumem o compromisso de tentar tudo o que está ao alcance para desenvolver o autocuidado emocional. Um trabalho realizado em conjunto com você e que tem como objetivo eliminar barreiras e traumas do passado. Outro ponto é a potencialização das habilidades que precisa para viver com tranquilidade e felicidade, seja na vida pessoal ou no trabalho. Quer saber como tudo isso funciona na prática? Aproveite o post de hoje e envie AQUI uma mensagem de contato.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp