Autossabotagem nos relacionamentos - Descubra causas e soluções

Autossabotagem nos relacionamentos: o que fazer para lidar com esse comportamento?

Autossabotagem nos relacionamentos: o que fazer para lidar com esse comportamento?

Todo mundo conhece alguém que não consegue ter relacionamentos duradouros. A autossabotagem é um problema real!

A autossabotagem nos relacionamentos é, dependendo do caso, a causa principal que impede a transformação na vida amorosa da pessoa. Em outras palavras, o indivíduo inconscientemente sabota as próprias relações amorosas e não consegue manter um namoro, noivado ou casamento, por muito tempo e de maneira saudável. Você é assim ou conhece alguém que passa por este problemas? Descubra mais sobre o assunto no post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

Causas da autossabotagem nos relacionamentos

  • Insegurança: muitas pessoas que autossabotam relacionamentos são pessoas inseguras, que não confiam na veracidade e no futuro de uma relação. Como defesa, minam a própria relação para que não sofram com uma futura e hipotética rejeição.
  • Comprometimento: certamente você conhece algum amigo ou amigo que simplesmente não consegue ter um relacionamento amoroso. E, quando tem, a pessoa logo termina em questão de semanas ou meses. A dificuldade em se comprometer com outra pessoa é um dos reflexos da autossabotagem amorosa. O indivíduo sabota a relação em que está porque não quer permanecer nela por muito mais tempo.
  • Medo da mudança: existem casos de pessoas que simplesmente não querem mudar, ou que têm medo da mudança. Logo, encontram neste tipo de comportamento, um meio de manter tudo como está.

O que a inteligência emocional tem a ver com isso?

A inteligência emocional é uma metodologia que busca identificar as causas de problemas emocionais e, a partir disso, trilhar um caminho de saída quando há um problema que esteja atrapalhando a vida pessoal ou profissional de alguém. No caso da autossabotagem nos relacionamentos não é diferente. Através de treinamentos de inteligência emocional é possível “descobrir” os traumas causadores do problema, como barreiras emocionais provocadas por relacionamentos que não terminaram bem, ou mesmo histórico familiar de maus exemplos. E você sabe que pode contar com quem realmente entende do assunto. A Arita Treinamentos tem mais de 30 anos de know-how na área! Aproveite: fale com um dos nossos especialistas.

Dicas para acabar com a autossabotagem nos relacionamentos

  • Abra o jogo: fale abertamente com o(a) parceiro(a) sobre o problema da autossabotagem, de maneira honesta, sem omitir nenhuma informação. A transparência é fundamental para a relação ser saudável e ter futuro. Dependendo do caso, inclusive, uma boa conversa já pode direcionar para um caminho mais feliz e promissor para ambas as partes.
  • Tenha paciência: uma mudança tão brusca de comportamento não ocorre de uma hora para outra. É preciso ter paciência e dar um passo de cada vez.
  • Procure ajuda profissional: caso perceba que não será possível resolver o problema a dois, dentro de casa, procure ajuda profissional. Existem pessoas que lidam com casos semelhantes e que possuem experiência em autossabotagem nos relacionamentos.

ARTIGOS RELACIONADOS