Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Buscar a otimização profissional e pessoal é um dos caminhos para ser feliz. Vencer barreiras emocionais, superar os próprios limites e ganhar a confiança necessária são atitudes que permitem que você mude de vida.
Realizar esse processo sozinho não é fácil. Diante dos obstáculos, nem sempre dá para conquistar o efeito desejado. Com ajuda profissional, por outro lado, é mais simples atingir a melhoria. Nesse sentido, dois recursos principais são utilizados: o coaching e a terapia.
Muitas vezes confundidos e tratados como se fossem iguais, apresentam distinções que devem ser consideradas. Para entender a diferença entre coaching e terapia, continue lendo e saiba mais!
Geralmente realizada por psicólogos, psiquiatras ou psicoterapeutas, a terapia tem um caráter clínico. Acima de tudo, é uma atuação direcionada para atingir a saúde mental e psicológica, de modo a superar transtornos ou disfunções.
As sessões são voltadas para compreender as raízes dos problemas e para obter diagnósticos de situações específicas. A abordagem serve como tratamento para vários transtornos, como ansiedade, depressão ou mesmo traumas obtidos em fases anteriores da vida.
Já o coaching tem uma abordagem que não é clínica, mas que ainda segue uma metodologia bem estruturada. Apesar de poder ser realizado por psicólogos e atuantes da área, os responsáveis são os coaches. Esses profissionais são experientes e capacitados e conseguem oferecer a orientação necessária para os coachees.
A atuação do coaching é muito diversa. Em geral, é mais utilizada para o crescimento profissional. Ao conhecer os interesses e objetivos do indivíduo, o coach pode criar um plano de ação para atingir as metas.
O desenvolvimento pessoal é outra possibilidade. Por meio da orientação adequada, dá para adquirir ou aprimorar competências e habilidades que, inclusive, interferem positivamente no convívio social, nos relacionamentos e na comunicação.
Entre coaching ou terapia, não dá para dizer que uma alternativa é melhor que a outra. São questões diferentes, com abordagens distintas e que atendem a propósitos variados. De certa maneira, a abordagem clínica é voltada para o que houve no passado e que tem reflexos no presente. Muitas situações servem como gatilho para transtornos psicológicos e emocionais — e é isso que a terapia procura resolver.
Já o coaching é voltado para os objetivos futuros. Quem o realiza não necessariamente tem alguma dificuldade ou transtorno em relação à saúde psicológica. É possível ser saudável mentalmente e recorrer a essa técnica para se desenvolver.
Também dá para unir as duas possibilidades. Ao resolver os traumas e bloqueios do passado, fica mais fácil atingir novos resultados e conquistar os objetivos para o futuro. Portanto, é preciso pensar em quais são as suas necessidades para definir qual é a melhor maneira de agir. Com o apoio de profissionais capacitados e experientes, há a certeza de que a sua vida atingirá o máximo potencial.
A terapia e o coaching têm características diferentes, mas ambos ajudam a garantir novos resultados em sua realidade. Considere quais são as suas necessidades e recorra ao apoio adequado para obter os melhores efeitos!
Gostou de conhecer melhor sobre as características do coaching e da terapia? Restou alguma dúvida sobre essa questão? Deixe nos comentários!
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...