Começar de novo | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Começar de novo

Algumas pessoas não lidam bem com a expressão “começar de novo”. Sentem-se mal, a culpa aperta e a sensação que prevalece é a de derrota, bem na contramão do que tanto se fala por aí. O tal “começar de novo” não tem a mensagem positiva que se vê costumeiramente.

Começar de novo, para muita gente, é algo negativo. Provavelmente, porque o que foi gravado no inconsciente dessas pessoas é que se é preciso começar de novo é porque a rota inicial não deu certo. Por isso, elas têm tão fortemente a sensação de fracasso.

Quando conseguem, entretanto, trazer este conceito para a consciência, tudo muda. Quando as pessoas conseguem ressignificar o “começar de novo” e tratam de dar novos ares para isso, tudo fica mais leve. Afinal, a vida é justamente isso mesmo: começar, começar, começar. Começamos a todo instante. Um novo dia começa a partir do mo-mento em que abrimos os olhos, a cada manhã. Começamos um novo relacionamento com as pessoas todos os dias. Começamos um novo trabalho cada vez que chegamos ao escritório. Começamos um plano alimentar cada vez que escolhemos o que colocar no prato.

O começar passa, então, a ser sinônimo de novas escolhas, de renascimento, de esperança. A partir disso, recomeçar perde o peso e passa a ser leve. Afinal, existem milhões de chances de sermos melhor, se pensarmos que a cada momento podemos começar a fazer diferente. Não há barreiras, não há dificuldades, não há idade que nos impeça de começar agora mesmo a mudar algo que não está bom.

Só precisamos de uma coisa: atitude!

Ok, é preciso dizer: isso é simples, mas não é fácil!

E sabe porque não é fácil? Por que temos trilhas mentais de autosabotagem, de dificuldades, de bloqueios. Muitos de nós carregam crenças que nos limitam a ir mais longe. São pequenos atos que nos prendem ao passado, nos remetem aos traumas, nos jogam as sensações das dores inconscientes. São memórias tão profundas, que não temos a menor ideia de que elas existem. Só sabemos que elas nos colocam para baixo. Ou nos impedem de agir.

O primeiro passo é se livrar das correntes amarradas a nossos pés. Por que, afinal, quem é que consegue ir pra frente com os pés atados? Uma vez que alguns pesos são descartados, que nossos traumas são curados, que nossas dores são remediadas, que nossos bloqueios são quebrados, a gente vai conseguir ter ânimo e força de vontade para agir.

E uma vez que a gente decide agir, o Universo trata de fazer a parte dele. A física quântica, uma linha de estudos que une ciência e espiritualidade, garante e comprova que o mundo tem um potencial infinito, que nós temos escolha e que nosso cérebro é capaz de lidar com isso. Opa, se nosso cérebro é capaz de lidar com isso, então como fazemos?

“No momento em que nos comprometemos, a providência divina também se põe em movimento. Todo um fluir de acontecimentos surge ao nosso favor. Como resultado da atitude, seguem todas as formas imprevistas de coincidências, encontros e ajuda, que nenhum ser humano jamais poderia ter sonhado encontrar. Qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar, você pode começar. A coragem contém em si mesma o poder, o gênio e a magia”, escreveu Johann Goethe.

A antiga tradição diz que existe algo chamado “amor natural”, um movimento que nos leva em direção ao que sonhamos e queremos. Se você agir de acordo com sua verdade e com seu propósito, esse movimento vai te impulsionar. É preciso conhecer o nosso propósito. É nele que residem todas as possibilidades de criação de nossa realidade. Agindo dentro do nosso propósito, naquilo que realmente acreditamos, a consciência criará um movimento em direção à intenção.

Pergunte-se e escute com o coração: o que você realmente quer?

Você será a manifestação do que sente!

Bom recomeço para você!

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp