Liderar pessoas mais velhas - Confira dicas AQUI!

Como a inteligência emocional me ajuda a liderar pessoas mais velhas?

Como a inteligência emocional me ajuda a liderar pessoas mais velhas?

Um bom líder não faz distinção de idade. Um bom líder sabe gerenciar pessoas com mais experiência e que têm o que compartilhar

Assumir uma posição de liderança e gerenciar pessoas não é uma tarefa fácil, inclusive quando pensamos em como liderar pessoas mais velhas. Porém, com a ajuda certa é possível despertar tal habilidade e acabar com os medos de quem se encontra em tal posição. A inteligência emocional é uma metodologia que faz a diferença e você precisa conhecer seus principais pontos de ação. Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos, e saiba mais sobre o assunto.

Veja aqui dicas de como liderar pessoas mais velhas

  • Sem preconceitos: você como líder precisa se livrar de todos os preconceitos relacionados à idade de uma pessoa. Um colaborador mais experiente não é necessariamente um colaborador ultrapassado. O que impede o mesmo de se atualizar no mercado? É preciso considerar que todos os funcionários, independentemente da idade, possuem seu valor e podem contribuir para o crescimento da empresa.
  • Ouça mais: liderar pessoas mais velhas tem uma grande vantagem, a experiência. O líder precisa ouvir mais e considerar com a devida atenção o que as pessoas ao seu redor têm a compartilhar. A troca de conhecimento é um bem precioso e que não pode ser comprado no mercado. Uma solução, para determinado problema, pode ser facilmente encontrada nas palavras de quem já passou por situações semelhantes. Com colaboradores mais jovens, é muito difícil encontrar o mesmo tipo de vivência.
  • Confiança: você, como líder mais jovem, deve transmitir confiança aos colaboradores mais velhos. Coloque-se ao lado de cada um, como uma pessoa que está ali para somar e não para desafiar. Um bom líder cresce junto com a equipe.
  • Profissionalismo: a pessoa com mais experiência no mercado, que está há anos na empresa, não quer ser tratada como inferior ou alguém que precisa de atenção especial. Não utilize uma linguagem diferente ou tenha ações que possam ser entendidas erroneamente. Trate todos, sem exceção, com as mesmas condições e exija igualmente os mesmos padrões de resultados.

Inteligência emocional para formar e desenvolver líderes

A metodologia de inteligência emocional é essencial para quem é um líder de pessoas e precisa se aprimorar na função. Dentro deste cenário, os treinamentos são fundamentais para derrubar barreiras emocionais e potencializar habilidades específicas de liderança. Traumas do passado e dificuldades no relacionamento com colaboradores são analisados e discutidos, sempre considerando os objetivos de cada pessoa. Outra boa notícia é que você sabe que pode contar com quem realmente entende do assunto. A Arita Treinamentos trabalha há mais de três décadas na área e já ajuda na formação e  desenvolvimento de milhares de líderes. Agora é a sua vez! Aproveite o post de hoje e envie AQUI uma mensagem de contato.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp