Como a inteligência emocional pode me ajudar a parar de sofrer por amor? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Como a inteligência emocional pode me ajudar a parar de sofrer por amor?

Como a inteligência emocional pode me ajudar a parar de sofrer por amor?

Como a inteligência emocional pode me ajudar a parar de sofrer por amor?

Atire a primeira pedra quem nunca sofreu por amor durante a vida? É praticamente impossível encontrar algum amigo ou familiar que não tenha passado por alguma desilusão amorosa na juventude ou vida adulta. E são marcas sentimentais que demoram a sumir e, em alguns casos, parecem não abandonar algumas pessoas. Sofrer por amor, todavia, pode ter uma solução através da inteligência emocional. Confira hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos!

Sofrer por amor: o que aprender com o fim de um relacionamento?

A primeira coisa que deve saber sobre sofrer por amor é que a tristeza pode ensinar. E muito! Passar por momentos de dor emocional, de melancolia com um namoro / casamento que não deu certo, é desagradável e parece ser um poço sem fundo. Porém, são em momentos assim que lições importantíssimas são aprendidas. Ensinamentos que não estão no radar de pessoas que estão vivendo um relacionamento, já que há outros pensamentos e preocupações.

O término de uma relação amorosa pode provocar um verdadeiro baque na pessoa. E, em situações assim, a melhor coisa a fazer é racionalizar os pontos negativos e positivos do que passou. É preciso identificar as falhas e buscar alternativas para tentar corrigir eventuais problemas. Por exemplo:

  • O namoro terminou porque faltou atenção? Trabalhe este aspecto, busque se interessar mais pelas pessoas ao seu redor, mostre disposição para ajudar em determinadas situações, etc. Desta maneira, quando entrar em um novo relacionamento, você estará mais preparado (a) e saberá o que deve fazer.
  • Repense suas atitudes! Muitos relacionamentos chegam ao fim por atitudes drásticas, brigas homéricas que levam o casal do céu ao inferno em apenas uma tarde/noite. Será que precisa ser assim? Você não poderia ponderar seus argumentos, tentar entender o outro ponto de vista e, com isso, chegar a um denominador comum às duas pessoas?
  • Afobação existe. O medo de ficar sozinho (a) praticamente empurra a pessoa a um relacionamento amoroso, mesmo com outros que aparentemente não tem muito a ver com sua personalidade. E isso leva a brigas, términos e, consequentemente, a sofrer por amor. A dica é ir com calma, conhecer bem a pessoa antes de assumir um compromisso. Tudo ao seu tempo.

Sinais de que o amor está acabando

  • Atenção a terceiros: quando o amor está acabando, as pessoas começam a considerar outros parceiros (as). Começam a buscar novas aproximações com amigos e colegas de trabalho. Vislumbram alternativas em relação ao que vivem hoje.
  • Falta de interesse: casais que não estão mais apaixonados apresentam falta de interesse um pelo outro. Não querem saber como foi o dia no trabalho, se está com alguma dificuldade na faculdade, se tem algum problema com pais e avós e por aí vai. A falta de interesse é um sinal claro de que o amor está acabando.
  • Vida sexual cada vez menos ativa: se não há o interesse na pessoa, muito menos em relação ao sexo. O desejo de tocar e se relacionar sexualmente vão sumindo aos poucos.

Como a inteligência emocional pode ajudar a parar de sofrer por amor?

A inteligência emocional é uma metodologia que trabalha com treinamentos que buscam identificar as reais causas do problema e, a partir disso, desenvolve estratégias personalizadas caso a caso. O objetivo é parar de sofrer por amor? A Arita Treinamentos tem experiência na área e, ao seu lado, encontra saídas psicológicas e comportamentais que podem evitar futuras desilusões amorosas.

Evidentemente, cada caso é um caso. Cada história tem suas particularidades, erros e oportunidades. Todavia, é possível com a inteligência emocional sair dessa situação e, principalmente, evitar que ela ocorra no futuro.

Entre em contato hoje mesmo com a Arita, clicando aqui, ou ligue para os telefones em destaque. Parar de sofrer por amor é possível!

Crédito: Halfpoint / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS