Desabafar sozinho - Conheça os benefícios

Como desabafar sozinho pode me ajudar a desenvolver o autoconhecimento?

Como desabafar sozinho pode me ajudar a desenvolver o autoconhecimento?

Ao revisitar problemas do passado, você acalma a mente e pode encontrar soluções incríveis para vários dilemas

Poucas pessoas sabem disso, mas desabafar sozinho pode ajudar a desenvolver o autoconhecimento. Trata-se de uma ação simples, mas com resultados efetivos e que está presente na vida de todas as pessoas que alcançaram o sucesso. É um passo decisivo para se livrar de crenças limitantes e atingir o máximo potencial. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.    

Veja como desabafar sozinho pode fazer a diferença em nossas vidas

  • Autoconhecimento: desabafar sozinho é algo incrível para você conhecer as próprias emoções, para buscar entender com mais exatidão os próprios sentimentos. O que acontece é que ao fazer isso sem ninguém ao lado, automaticamente você tira de cena qualquer tipo de vergonha ou restrição, qualquer medo. Com isso, todo o processo de autoconhecimento é facilitado e até mesmo impulsionado.
  • Escrever para estruturar pensamentos: um dos processos de desabafar sozinho mais eficazes é a escrita. Faça o exercício em casa. Pegue uma folha de papel e comece a escrever sobre os dilemas da própria vida, sobre os acontecimentos marcantes de anos atrás. Sempre que paramos, pensamos e escrevemos algo, estruturamos melhor nossas ideias.
  • Soluções: quando as ideias são melhor estruturadas, mesmo que sejam relacionadas a problemas do passado, soluções práticas podem surgir e isso ajuda diretamente na questão emocional. Em outras palavras, barreiras emocionais podem ser resolvidas a partir de um simples e sincero desabafo sozinho.
  • Nada de ansiedade, nada de estresse: quase nunca pensamos no desabafo como uma ferramenta para evitar outros problemas, como a ansiedade ou o próprio estresse. Porém, ao falar consigo mesmo sobre os problemas que possui, você acalma a mente. O relaxamento é quase que instantâneo e, com isso, as chances de surgimento da ansiedade são consideravelmente reduzidas.

O papel da inteligência emocional

Desabafar sozinho para conhecer a si próprio, para entrar em contato com as próprias emoções e se tornar uma pessoa mais confiante. A inteligência emocional é uma metodologia que bate nessa tecla, ou seja, busca promover o autoconhecimento como ferramenta para desenvolvimento e equilíbrio emocional. E outra boa notícia é que você sabe que pode confiar em quem realmente entende do assunto. A Arita Treinamentos atua há mais de 30 anos, com destaque, no mercado. São três décadas contribuindo diretamente para o desenvolvimento emocional de milhares de pessoas. Saiba mais: aproveite o post de hoje e envie AQUI a sua mensagem de contato.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp