Saúde mental dos professores - Conheça dicas para se tornar um líder

Como desenvolver a saúde mental dos professores para se tornarem líderes ainda melhores?

Como desenvolver a saúde mental dos professores para se tornarem líderes ainda melhores?

O equilíbrio emocional é a chave para que professores de todo o Brasil desenvolvam um papel de liderança e tenham uma vida mais feliz

É fundamental olhar com mais atenção para a saúde mental dos professores. No Brasil, estima-se que 60% dos docentes sofram com ansiedade, fortes dores de cabeça e estresse. E 66% dos professores já sentiram fraqueza e até medo do trabalho. Para tentar evitar esse cenário nada saudável, a inteligência emocional pode ser uma saída. Confira no post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos, dicas para você que é professor(a) e precisa desenvolver uma postura de liderança e equilíbrio emocional.

Saúde mental dos professores: como se tornar um líder mais equilibrado

Uma nova rotina

Para buscar o equilíbrio emocional dentro da sala de aula, dependendo do caso, é preciso criar uma nova rotina de trabalho. Estabeleça horários para começo e término das aulas, horários de almoço e descanso, para corrigir provas e trabalhos. Crie também momentos de lazer, para fazer o que gosta. Encontrar e manter esse equilíbrio é essencial para uma vida feliz.

Converse sobre o problema

Compartilhe com colegas de trabalho e profissionais de inteligência emocional sobre o problema. Faz bem para a mente, acalma. Muitos professores, provavelmente, também passam por situações semelhantes e ter um ombro amigo é sempre uma ótima ideia. O importante é não guardar para si todas as mágoas e angústias. É preciso “tirar do peito” aquilo que machuca diariamente.

Transparência

Para se tornar um educador líder, além de combater os problemas relacionados à saúde mental dos professores, é preciso abrir o jogo também com os alunos. Seja um exemplo de transparência e não viva a vida de um professor desanimado, que já não aguenta mais a profissão e os alunos. Ser um líder moderno é ser uma pessoa que conversa, observa com atenção, compartilha conhecimento, conversa sobre melhorias e assim por diante. Os alunos reconhecem tais valores.

Descanso e exercícios físicos

Todo mundo precisa descansar a mente e o corpo. Não abra mão de momentos de lazer em casa ou com os amigos. Assim como, tente praticar mais exercícios físicos. A saúde mental dos professores pode ser totalmente influenciada pela saúde do corpo. E, você sabe muito bem, corpo saudável é mente saudável.

Habilidades

Outro ponto essencial é potencializar aquilo que você já tem de melhor como professor. Assim como, dentro do mesmo cenário, trabalhar para desenvolver determinados talentos que estão em segundo plano no momento. O fato é que um professor exemplo de liderança tem suas habilidades destacadas.

O papel da inteligência emocional

Quem acompanha as postagens aqui no blog da Arita Treinamentos sabe muito bem que o autoconhecimento gera resultados. Quando pensamos em saúde mental dos professores, mais ainda. Os docentes precisam compreender as emoções que possuem e seus impactos. A boa notícia é que você sabe que pode confiar no profissionalismo de quem há mais de 30 anos é referência em inteligência emocional. O time da Arita é formado por pessoas que caminham ao lado dos clientes. Profissionais capacitados e focados no desenvolvimento emocional e, consequentemente, em possibilitar uma vida mais feliz. Quer saber como tudo isso funciona na prática? Envie AQUI uma mensagem de contato.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp