Razão e emoção na tomada de decisão - Descubra o próprio equilíbrio.

Como encontrar o equilíbrio entre razão e emoção na tomada de decisão?

Como encontrar o equilíbrio entre razão e emoção na tomada de decisão?

Os treinamentos de inteligência emocional podem ajudar no desenvolvimento desta habilidade, na busca pelo equilíbrio nas tomadas de decisões

Seja no trabalho ou na vida pessoal, em diferentes graus de dificuldade e importância, tomar decisões faz parte da rotina de 99,9% das pessoas. Não tem como fugir disso. E, em momentos assim, encontrar o equilíbrio entre razão e emoção na tomada de decisão é fundamental. A boa notícia é que os treinamentos de inteligência emocional podem ajudar em tais situações. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita.

Razão e emoção na tomada de decisão: você pode alcançar o equilíbrio!

  • Nosso cérebro: você certamente já leu ou ouviu falar que o cérebro humano “tem dois lados”, um emocional e o outro racional. É verdade e, neste ponto, é importante que você saiba que a emoção e a razão são importantes nas tomadas de decisões. Não pode haver predominância de um ou outro.
  • Razão: o papel da razão é ponderar os pontos positivos e negativos de uma decisão. A emoção não nos permite fazer isso. Logo, em momentos cruciais, é preciso respirar fundo e tentar olhar a situação de uma maneira mais ampla. É preciso forçar a busca por pontos positivos e negativos.
  • Emoção: tomar decisões com emoção não é um aspecto 100% negativo. O que acontece é que a emoção pode nos impulsionar, pode dar aquela energia extra em um momento decisivo. Todavia, como você bem sabe, a emoção não pode ser a guia principal.
  • O cavalo e a carroça: um bom exemplo para entendermos como o equilíbrio entre razão e emoção na tomada de decisão é importante é a história do cavalo e a carroça. Se o animal conseguir ponderar o peso da carroça e o caminho que tem pela frente, conseguirá cumprir sua missão. Mas, por outro lado, se apenas deixar a emoção falar mais alto e sair de maneira desgovernada, a carroça irá tombar e o caminho correto não será seguido.

O papel da inteligência emocional

Poucas pessoas sabem disso, mas a inteligência emocional é uma metodologia que pode ajudar nas tomadas de decisões. Isso acontece porque são trabalhados diversos aspectos emocionais do indivíduo para que ele consiga administrar este aspecto em plena harmonia com o lado mais racional do cérebro. Um trabalho que exige acompanhamento profissional e que mostra resultados com o passar do tempo. Nesta jornada, você sabe que pode confiar no trabalho da Arita! São mais de 30 anos de know-how na área e o compromisso constante de sempre oferecer o que há de melhor e mais moderno. Clique AQUI para enviar uma mensagem e conhecer todos os detalhes.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp