COMO EQUILIBRAR VIDA PESSOAL E TRABALHO? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

COMO EQUILIBRAR VIDA PESSOAL E TRABALHO?

Na mesa do escritório, com uma pilha de papéis e centenas de e-mails para responder, o funcionário suspira: “como pessoas tão jovens conseguem vir do nada e se tornar bilionários e eu que dou um duro danado mal consigo equilibrar as contas no final do mês?”. Do outro lado, em uma sala fechada e confortável, o jovem chefe desse funcionário com uma pilha de contratos para rever e milhares de e-mails para responder suspira: “quando vou conseguir organizar minha vida e ficar mais tempo com minha família?” Ambos estão infelizes porque não conseguem equilibrar sua vida pessoal e profissional. Ambos querem mais tempo para viver em família, festejar com amigos, praticar esporte, hobbies, fazer o que gostam.

Que mundo é esse? Já se perguntou, não é mesmo? Ninguém parece estar satisfeito com o que tem buscando mais e mais. Ao mesmo tempo em que a competitividade aumenta e nos vemos engolidos num moto-contínuo infinito: trabalho, trabalho, trabalho e mais trabalho! A eterna crise financeira que atravessa o país só causa insegurança aumentando ainda mais a frustração de quem acha que não está vivendo bem. O que fazer? Para tudo há uma solução ou uma adaptação. Precisamos ampliar nosso campo de visão para chegar aos atalhos para a nossa “verdadeira vida”. O trabalho faz parte da vida, não é toda ela. Em algum momento do dia, dê uma pausa, mínima que seja. Feche os olhos e concentre-se em sua respiração, controle a ansiedade e por segundos, vibre algo positivo que aliviará a pressão. Segundos. Minutos, talvez. O suficiente para fazer a diferença durante toda uma jornada.

A pressão é amiga da ansiedade que é inimiga do equilíbrio. Respirar corretamente por alguns momentos trará a calma necessária para rever seus afazeres, organizar-se e conseguir um tempinho a mais com a família, amigos e até consigo mesmo. O tempo existe e só precisa ser administrado corretamente. Com treinamento, autoconhecimento conseguiremos administrar bem o tempo e chegar ao equilíbrio que achamos ter perdido para sempre. Com treinamento e desenvolvimento de pessoas, o funcionário insatisfeito perceberá que não vale a pena lamentar e olhar o jardim do vizinho e que pode ganhar mais tempo e condições para uma vida melhor usando sua inteligência emocional. O jovem chefe do funcionário perceberá que ser um líder é mais do que mandar e centralizar tarefas, é confiar naqueles que escolheu para lutarem ao seu lado e ao oferecer motivação aos funcionários, esses serão de fato seus braços para manter a empresa organizada e equilibrada. É preciso conhecimento e exercício para equilibrar o trabalho e a vida pessoal. Tanto faz viver para o trabalho ou trabalhar para viver desde que seja com equilíbrio e inteligência.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp