Como identificar e lidar com "jogos emocionais" em um relacionamento? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Como identificar e lidar com “jogos emocionais” em um relacionamento?

Como identificar e lidar com “jogos emocionais” em um relacionamento?

Como identificar e lidar com "jogos emocionais" em um relacionamento?

Antes de entendermos o que são jogos emocionais em um relacionamento, é importante compreendermos o conceito de “roteiro da vida” criado pelo fundador da escola Transacional, Eric Bernie. Basicamente, é uma definição sobre o papel que desempenhamos em um relacionamento para com a outra pessoa envolvida, como se estivéssemos em uma peça de teatro ou filme.

Um papel que foi nos dado e reforçado por experiências que acumulamos ao longo da vida, uma máscara que vestimos de forma inconsciente. Tal roteiro é por sua vez dividido em “mandatos” e “atribuições”. Os mandatos são inibições ou proibições que são impostas na infância, ou seja, negações que ouvimos de nossos pais e que simbolizam projeções de medos e dos próprios desejos do pai e da mãe.

Já as atribuições são os rótulos que carregamos pela infância, adolescência e fase adulta. Um bom exemplo disso é quando alguém fala “Você é igual o seu pai, todo desajeitado…” ou ainda “Não podemos confiar mesmo em você…”.

Jogos emocionais em um relacionamento

Tais roteiros nos acompanham durante toda a vida, inclusive em casos amorosos, resultando em jogos emocionais em um relacionamento. O casal utiliza tais jogos psicológicos para envolver o outro em sua história, com base em seu roteiro de vida, determinando assim o dia a dia do casal, seus hábitos e tudo mais que é relacionado.

Pensando na saúde do relacionamento, é um comportamento destrutivo e muito perigoso, pois envolvem papeis de dominação, isolamento e submissão, criando assim outros roteiros próprios do casal e que pouco a pouco consomem a energia e esperança da vida a dois, do amor que ali existia. Confira mais e como identificar os sinais de jogos emocionais:

1 – Roteiro de submissão

Pode ser percebido quando um membro do casal “desempenha” o papel de vítima e existe a proteção do outro. Caso isso não ocorra como o esperado, ataques de raiva e de culpar a outra parte começam a aparecer com certa frequência. Se não for combatido a tempo, o roteiro de submissão pode escalar com rapidez e sair do controle, pois a agressividade tende a aumentar com o passar dos meses e anos.

2 – Roteiro de dominância

Casais que vivem uma rotina de jogos emocionais também podem tendem a desempenhar o roteiro de dominância, com um dominador e outro perseguidor. É baseado no exercício de poder que uma pessoa tem sobre a outra, tendo como propósito a imposição de seus valores, opiniões e critérios (adquiridos ao longo do roteiro da vida). Há uma necessidade constante de reafirmar o status de dominância, de provar quem manda no relacionamento e subjugar a outra parte. E, quando algo foge do controle do dominador, a insegurança aparece quase que imediatamente e também o comportamento hostil e revanchista. Um jogo psicológico altamente nocivo ao casal.

3 – Roteiro de isolamento

O casal permanece distante um do outro, controlando a indiferença e a frieza sempre que uma das partes tenta a aproximação.  Popularmente é um roteiro identificado como de um casal “vai e vem”, que vive se separando e voltando de tempos em tempos.  Trata-se de um roteiro muito comum em encontros sexuais apaixonados, quando é praticamente impossível controlar os sentimentos.

Como lidar com os jogos emocionais de um relacionamento?

O primeiro passo é reconhecer que há um problema, que tais jogos emocionais estão destruindo a vida do casal. Na sequência, é essencial contar com a ajuda de profissionais que lidam com transtornos psicológicos e comportamentos abusivos. Nesse ponto, os treinamentos de inteligência emocional fazem total sentido porque trabalham com o objetivo de compreender a origem dos traumas e derrubar as barreiras emocionais que resultam em um comportamento destrutivo.

A Arita Treinamentos é uma empresa especializada no assunto e que está à sua disposição. CLIQUE AQUI para enviar o seu e-mail! Saiba mais sobre os jogos emocionais em um relacionamento e comece hoje mesmo a mudar esse cenário.

Crédito: fizkes / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp