Choque emocional - Como ajudar pessoas após eventos traumáticos?

Como identificar os sintomas de um choque emocional e ajudar alguém que está sofrendo com isso?

Como identificar os sintomas de um choque emocional e ajudar alguém que está sofrendo com isso?

É preciso redobrar a atenção, reconhecer os sinais e agir de uma forma adequada para amenizar o problema!

Dificilmente você encontrará uma pessoa que não tenha passado, pelo menos uma vez, por um evento traumático ao longo de sua trajetória.  O choque emocional provocado por momentos decisivos deixa marcas que jamais serão apagadas da memória, porém é possível viver de uma maneira equilibrada emocionalmente  mesmo após um ou mais fatos extraordinários. Desafie-se e vença todos os seus medos e traumas! Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita e saiba mais sobre o assunto.

Choque emocional: veja dicas para lidar com a situação

  • Fase inicial: segundo especialistas em psicologia, o choque emocional é a primeira fase de um evento traumático. A nossa mente, nessa fase, ainda não aceitou o ocorrido. Algo que pode durar horas, dias ou semanas. Depende de pessoa para pessoa.
  • Estresse pós-traumático: após o período de choque, a pessoa entra na fase do estresse pós-traumático, que é caracterizado por movimentos de isolamento e até mesmo culpa. Também há rejeição de voltar ao local do fato traumático ou se encontrar com pessoas relacionadas ao ocorrido. Pesados e tensão muscular também são comuns.
  • Aproximação: para tentar ajudar, a primeira dica é buscar a aproximação devagar, evitando ao máximo aumentar o nervosismo de quem passou por um evento traumático. Fale com calma, pergunte o nome da pessoa, e transmita calma. O contato físico é recomendado apenas se não notar agressividade.
  • Ambiente confortável e seguro: ofereça água, leve a pessoa para um sofá ou cadeira, tente transformar o ambiente no espaço mais confortável possível. Isso transmite segurança e confiança.
  • Seja claro e direto: a pessoa em choque pode pedir ajuda sobre orientação, localização e assim por diante. Seja claro e direto, sem mostrar insegurança e incertezas.
  • Não apresse nada: você não pode tentar fazer a pessoa voltar ao normal. É um processo que deve ocorrer naturalmente e cada indivíduo passa por eventos traumáticos de uma maneira. O que pode ser feito para ajudar mais profundamente é buscar ajuda profissional, como de pessoas especializadas em inteligência emocional.

A inteligência emocional pode ajudar

A inteligência emocional é uma metodologia que busca entender as reais causas dos problemas emocionais do indivíduo. Um processo que é adequado às necessidades, realidades e possibilidades de cada pessoa, tendo como objetivo final o equilíbrio emocional. Uma pessoa equilibrada emocionalmente é uma pessoa melhor preparada para superar traumas e buscar uma vida mais feliz.  E outra boa notícia é que a Arita Treinamentos é uma empresa especializada no assunto, formada por profissionais com mais de 30 anos de know-how na área. Aproveite o post: fale AQUI com um consultor e veja como dar o primeiro passo para uma vida mais feliz.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp