Críticas destrutivas - Veja como lidar com elas no dia a dia

Como lidar com críticas destrutivas e não absorvê-las

Como lidar com críticas destrutivas e não absorvê-las

Algumas críticas nos ajudam a evoluir, outras não. É preciso saber diferenciar o que é construtivo e o que destrutivo

Você já leu aqui no blog da Arita Treinamentos que desenvolver a autocrítica pode ser um bom exercício de autoconhecimento. Hoje, seguimos dentro do mesmo cenário e vamos conferir dicas de como lidar com críticas destrutivas e, principalmente, como não absorvê-las. Mais um conteúdo exclusivo para pessoas que desejam alcançar uma vida mais equilibrada emocionalmente. Continue a leitura.

Críticas destrutivas: dicas para lidar com o inesperado

  • Compreenda todo o contexto: é preciso ter a atenção redobrada sempre que receber críticas destrutivas, já que podem ser fruto de uma manipulação direcionada e com o objetivo bem claro de te prejudicar, sem qualquer intenção de te fazer bem.
  • Negatividade e insegurança: também é importante que você saiba que muitas críticas destrutivas são feitas por pessoas inseguras e negativas, que projetam suas frustrações em terceiros. É preciso observar com atenção se é o que acontece ao seu redor.
  • Superioridade x inferioridade: muitas pessoas que criticam demasiadamente amigos, familiares ou colegas de trabalho, fazem isso porque se sentem inferiores e desejam mostrar que possuem uma determinada superioridade, o que é manifestado através da crítica pesada e agressiva.
  • Objetivos e sonhos: um ponto importante é considerar o quão importante é a opinião de terceiros em relação aos seus objetivos e sonhos. Afinal de contas, uma crítica destrutiva quando é absorvida, pode mudar rumos de uma vida.
  • Crítica construtiva é totalmente diferente: muitas pessoas confundem críticas destrutivas e críticas construtivas. Trata-se de uma desculpa que o indivíduo encontra para manifestar o que pensa de negativo do “alvo”. A maquiagem de que é algo construtivo é apenas um gatilho para buscar aproximação e gerar certa simpatia.

O papel da inteligência emocional

Através de treinamentos de inteligência emocional é possível desenvolver habilidades emocionais para lidar com as críticas destrutivas, seja dentro do ambiente profissional ou mesmo em círculos familiares e de amizades. Com 100% de alinhamento aos seus objetivos, a metodologia busca valorizar o que você tem de melhor, ou seja, seus pontos fortes emocionais para que todas as barreiras sejam superadas com naturalidade e de forma duradoura. E tem mais boa notícia agora: a Arita Treinamentos é uma empresa que lida há mais de 30 anos com este tipo de atendimento.

Em outras palavras, por aqui você conta com uma equipe formada por profissionais que realmente entendem do assunto e que estão preparados para receber o seu primeiro contato. Aproveite: envie AQUI uma mensagem para um consultor.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp