Como lidar com o transtorno opositivo-desafiador? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Como lidar com o transtorno opositivo-desafiador?

Como lidar com o transtorno opositivo-desafiador?

Como lidar com o transtorno opositivo-desafiador?

Mais comum em crianças e adolescentes, o transtorno opositivo-desafiador é um transtorno que pode ser identificado até com certa facilidade por pais e mães, principalmente quando são observados comportamentos antissociais, como hostilidade, postura desafiadora e desobediência. A dificuldade e até incapacidade de seguir regras é um sinal claro do transtorno.

Normalmente, o TOD começa se manifestar aos quatro anos de idade. Além da aversão às regras, a criança também apresenta muita dificuldade em reconhecer os próprios erros. Outro ponto marcante é o ressentimento acentuado quando ocorre alguma forma de rejeição. Logo, sempre quando é contrariada, a criança torna-se agressiva.

Importante que pais e mães saibam que questionar, buscar respostas, é algo natural da infância e deve ser incentivado. Faz parte do seu desenvolvimento como pessoa, é a fase do descobrimento. Porém, há uma linha que separa o questionamento da irritação, da agressividade.

Sintomas do Transtorno opositivo-desafiador

O TOD pode ser decorrente de alguns fatores, como a partir de uma condição permissiva da criança, predisposição genética ou mesmo vivência dentro de um lar sem regras claras e bem estabelecidas.  Os principais sintomas do transtorno opositivo-desafiador são:

  • Agressividade;
  • Ansiedade;
  • Comportamento antissocial;
  • Comportamento desafiador;
  • Comportamento vingativo;
  • Depressão;
  • Dificuldades de relacionamento;
  • Impulsividade;
  • Irritabilidade;

Como lidar com a situação?

Não é fácil lidar com o transtorno opositivo-desafiador de uma criança. Logo, os pais devem procurar ajuda profissional de psicologia, neuropediatria e psiquiatria. Alguns tratamentos indicados envolvem medicação, psicoterapia comportamental e até mesmo suporte escolar. Além disso, os pais também têm papel fundamental nisso:

1 – Unidade entre pais e professores

É fundamental que os pais e professores falem a mesma língua dos filhos. Estabeleça regras para que a rotina da criança seja adequada à rotina dos pais, justamente para que a aplicação das regras seja natural e sem forçar a barra. Inclusive, se os pais moram em casas separadas, também deve haver consenso para que o problema do filho seja contornado. Já na escola, os pais devem acompanhar de perto as orientações dos professores a respeito do cumprimento das tarefas escolares.

2 – Objetividade

Crianças com transtorno opositivo-desafiador precisam de uma comunicação mais direta. Por isso, é fundamental que as regras sejam estabelecidas com objetividade. Os pais precisam ser claros na hora de determinar o que deve ser feito. Olho no olho é fundamental nesse momento, principalmente para evitar reações agressivas. Mantenha postura firme, mesmo quando a criança não aceitar uma determinada ordem ou mesmo regra de convivência. Ela deve compreender o que é uma figura de autoridade e a importância de respeitar as regras.

3 – Dê o exemplo

É comum que os filhos observem com atenção e imitem os pais no dia a dia. Logo, os adultos devem servir de exemplo, começando pela própria relação que têm como casal e administradores do lar. Um ambiente organizado, afetuoso e respeitoso é essencial para que a criança cresça de uma forma mais saudável. Dessa maneira, o comportamento agressivo pode ser combatido com naturalidade.

4 – Nunca deixe de elogiar

Elogie mais e castigue menos. Muitos estudos comprovam que é importante elogiar os acertos e valorizar as características positivas da criança sempre que possível. Também faz a diferença explicar de forma clara os motivos dos elogios e até mesmo das punições. Jogue limpo e, com isso, a criança entenderá as razões das regras da casa.

Arita Teen

A Arita trabalha com treinamentos de inteligência emocional para pré-adolescentes e adolescentes de 11 a 15 anos. A Arita Teen desenvolve uma metodologia de autodescoberta sobre potencialidades e qualidades da criança com transtorno opositivo-desafiador. Objetivo é incentivar um comportamento mais seguro e adequado à vida adulta.

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Crédito: Nadezhda1906 / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

 

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

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