Como o autoconhecimento pode te ajudar a ser mais feliz? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Como o autoconhecimento pode te ajudar a ser mais feliz?

Como o autoconhecimento pode te ajudar a ser mais feliz?

Se existe um passo que seja realmente imprescindível para a nossa evolução pessoal, esse é ter o adequado autoconhecimento. Não é simplesmente um clichê dizer que somos os “arquitetos da própria vida”, e para que construamos o nosso “castelo de felicidade” seria preciso enxergar e desenvolver o nosso potencial.

O sonho de todos é alcançar o bem-estar e mais plenitude, não é mesmo? E esses são conceitos fundamentais para o significado da felicidade. Porém, você pode estar se perguntando: como o autoconhecimento pode te ajudar a ser mais feliz?

Continue a leitura deste post e descubra a resposta!

O autoconhecimento e a felicidade

Para ser mais feliz, o autoconhecimento é uma das chaves mais importantes. Quando tomamos consciência pessoal da nossa identidade, nossos valores e habilidades, estamos no caminho para sermos mais felizes.

Quando uma pessoa alcança o estado de felicidade, sente-se mais completa e com capacidade suficiente de enfrentar qualquer tipo de situação. Esse sentimento pode ser permanente e mais forte se desenvolvermos o nosso autoconhecimento.

Não julgue, apenas observe

É preciso tomar consciência de que fazemos parte de uma natureza dinâmica, abundante e cheia de possibilidades de crescimento. A partir daí, a nossa missão é observar os nossos sentimentos e pensamentos, como uma verdadeira testemunha das emoções e dos resultados.

Estamos falando apenas sobre observar, e não fazer julgamentos. É assim que os pensamentos e comportamentos negativos podem ser identificados.

Pratique a mudança do pensamento

Depois de detectar os pensamentos negativos, é hora de agir. Sempre é admissível substituí-los por outros, de preferência que sejam mais positivos, para notar as mudanças que essa atitude trará para a sua vida.

Ou seja, é preciso que você não mantenha o foco nos seus medos, mas sim na sua felicidade. Se aumentar os pensamentos de medo, dor, pessimismo, a conexão com a felicidade se perde. Por isso é fundamental interpretar tudo aquilo que ocorre dentro de nós. É importante não permitir que os vícios e defeitos manipulem você.

Levante-se toda manhã com um objetivo

Não importa se será um objetivo pequeno, médio ou grande: o essencial é ter um propósito. Só assim os seus dias poderão ser diferentes. Nada melhor para atingir a motivação e se encher de otimismo do que observar suas pequenas conquistas diárias.

Além disso, os objetivos são uma forma de pensar positivamente, e dessa maneira você pode até mesmo secretar mais endorfinas, os neurotransmissores produzidos pelo cérebro. Elas são consideradas analgésicos naturais, muito importantes para modificar a sua saúde e bem-estar para melhor.

O autoconhecimento também tem a ver com aceitação

Quando nos conhecemos bem, aceitamos quem somos, para que a partir daí possamos mudar ou superar os nossos problemas. Por isso, agradeça as oportunidades de crescimento que a vida coloca à sua frente. E acima de tudo se perdoe.

Entenda que seus erros não definem quem você é. A autocrítica exagerada e o perfeccionismo geram insatisfação e negatividade. Você não precisa disso para ser mais feliz! O trabalho do autoconhecimento é um processo diário, e com passos pequenos você alcançará os grandes. Por isso, não desista: mantenha-se alerta!

O que achou das dicas do texto? Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui o seu comentário e nos conte suas perguntas e sugestões.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS