Como o estresse do marido pode gerar consequências na gravidez?

Como o estresse do marido pode gerar consequências na gravidez? Como lidar com o problema?

Como o estresse do marido pode gerar consequências na gravidez? Como lidar com o problema?

O estresse do marido durante a gravidez é tão importante quanto a mulher controlar a raiva na gestação. Um pai estressado não ajuda em nada à mãe durante a fase mais importante da vida, muito pelo contrário. Estudos recentes mostram que o marido precisa transmitir calma e tranquilidade de uma maneira sincera e que isso, ao longo dos meses, ajuda a evitar problemas na gravidez. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

Entenda a importância de lidar com o problema e evitar conflitos durante a gestação!

Segundo a pesquisadora Vivette Glover, do Imperial College London, um pai estressado por prejudicar o desenvolvimento mental e o desenvolvimento emocional do bebê durante a gravidez. De acordo com o estudo publicado por Glover (feito com base em outros estudos anteriores), uma criança tem mais chance de desenvolver problemas comportamentais, distúrbios cognitivos e ansiedade, se os pais não mantiverem uma relação saudável durante a gravdez.

Em outras palavras, um pai estressado acaba criando um casal nervoso, que vive em conflito. Com a mulher grávida, isso afeta diretamente o desenvolvimento do bebê que está se desenvolvendo no útero. Glover comparou, inclusive, bebês que “não passaram por tal estresse” e notou uma redução em sinais de ansiedade e de medo.

Reações do estresse na formação do bebê

Em termos mais médicos, podemos apontar que o estresse materno oriundo de brigas do casal pode gerar alterações no sangue da mãe. Por exemplo, aumento do cortisol (sinal claro do estresse) e também de líquido amniótico. Dentro desse cenário, níveis elevados de cortisol no líquido amniótico podem levar a um desenvolvimento mental inferior.

A pesquisadora pondera, todavia, que normalmente as crianças tendem a recuperar o “problema” já nos primeiros anos de vida. Porém, é notada uma maior chance de riscos. O ponto central é valorizar uma relação emocional saudável dos pais durante a gravides. O pai precisa compreender plenamente todas as mudanças hormonais e os impactos disso no corpo e no comportamento da mãe. É preciso estar ao lado, de verdade, e batalhar por um ambiente mais feliz e tranquilo.

Basicamente, podemos traçar um cenário no qual a inteligência emocional do casal só traz pontos positivos para a vida a dois e a três, quatro e assim por diante.

Treinamentos de inteligência emocional

Os treinamentos de inteligência emocional são indicados para casais que estão esperando a chegada do bebê. Isso acontece porque esta é uma metodologia que traz resultados práticos no que diz respeito ao desenvolvimento emocional do papai e da mamãe. Na prática, ajuda o casal a se respeitar mais e entender o papel de cada um neste momento e nos próximos anos que certamente serão desafiadores. E outra boa notícia é que você sabe que pode contar com quem realmente entende do assunto. A Arita é uma empresa formada por profissionais com mais de 30 anos de know-how na área. Aproveite o post de hoje e entre em contato AQUI com a equipe de atendimento.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp