Como perdoar a si mesmo por ter traído? Veja dicas aqui!

Como perdoar a si mesmo por ter traído e seguir em frente em minha vida?

Como perdoar a si mesmo por ter traído e seguir em frente em minha vida?

Lidar com as próprias emoções e com o sentimento de culpa por uma traição exige um esforço emocional e atitudes práticas

Aqui no blog da Arita Treinamentos você já conferiu um conteúdo sobre traição, mais especificamente sobre como a inteligência emocional pode ajudar a superar uma traição. Desta vez, vamos abordar um outro aspecto deste cenário, sobre como perdoar a si mesmo por ter traído uma pessoa amada. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

Dicas para perdoar a si mesmo por ter traído

  • Aceite o fato: é o primeiro passo e nem poderia ser diferente. É preciso compreender de uma forma bem sincera que você traiu o(a) parceiro(a). Ao fazer isso, você inicia uma jornada de autoconhecimento para seguir em frente com a sua vida, deixando para trás sentimentos e percepções que impedem a evolução neste campo. Assumir a responsabilidade é fundamental, sempre.
  • Autocrítica: na sequência, faça uma autocrítica sobre o ocorrido. Observe seu comportamento e o que poderia ser evitado, o que poderia ter feito de diferente para não consumar a traição. A autoanálise é sempre uma ferramenta poderosa quando pensamos nas emoções e sentimentos que envolvem algo tão marcante.
  • Críticas: é preciso aceitar as críticas do(a) parceiro(a), as reclamações e até mesmo a eventual separação. O erro é sempre de quem traiu. Escute o que a pessoa afetada tem a falar, converse sobre o tema e não omita a sua responsabilidade. O momento é delicado e as conversas não serão fáceis. Mas, mesmo assim, é algo que você precisa enfrentar.
  • Aprenda com o erro: assim como ocorre em todos os momentos de deslizes em nossas vidas, é preciso aprender com os próprios erros. Perdoar a si mesmo por ter traído passa por isso. Coloque em prática pensamentos e atitudes totalmente opostas ao impulso que levou à traição.
  • Cobre de si mesmo, mas não demasiadamente: sabemos que é importante assumir as responsabilidades, assumir o erro da traição. Mas, dentro deste mesmo cenário, também é fundamental não pegar tão pesado consigo próprio. Afinal de contas, erros acontecem. Errar é humano.

A inteligência emocional pode ajudar?

Através de treinamentos de inteligência emocional é possível identificar as emoções que impulsionaram a traição, ou seja, é possível observar o que provocou tal ação no campo emocional. A partir disso, a inteligência emocional fornece as ferramentas psicológicas necessárias para lidar com o problema de uma forma equilibrada e duradoura. São exercícios práticos que são aplicados de acordo com o perfil de cada pessoa, seus objetivos e problemas. Uma jornada de autoconhecimento que conta com o apoio dos profissionais que realmente entendem do assunto. Em outras palavras, você sabe que pode confiar na Arita Treinamentos. Então, não perca mais tempo: fale aqui com um dos especialistas.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS