Descubra como planejar um ano sabático

Como planejar um ano sabático para encontrar-se emocional e psicologicamente?

Como planejar um ano sabático para encontrar-se emocional e psicologicamente?

É preciso considerar fatores financeiros, familiares, profissionais e muito mais antes de tomar a decisão sobre passar ou não um ano sabático

Ano sabático é aquele ano no qual você se dedica a fazer algo fora do convencional do que habitualmente faz. Um ano inteiro, ou pelo menos boa parte dele, dedicado a encontrar-se emocional e psicologicamente. Uma verdadeira jornada de transformação de vida. Se você também pensa muito nisso, primeiramente, é preciso planejar em detalhes como serão os próximos 365 dias para que tudo ocorra de uma forma organizada e tranquila. Quer saber mais? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

Ano sabático: veja como planejar e realizar

  • O que você realmente quer e precisa: muito se fala de ano sabático, de que faz a diferença dedicar um ano em sua vida para se encontrar emocionalmente e psicologicamente. Porém, é preciso seguir o que você realmente gosta de fazer, onde gosta de estar, e não apenas seguir conselhos de outras pessoas. Um ano sabático em um destino que você não gosta, por exemplo, pode ser um desastre total.
  • Preparação financeira: um ano sabático é um ano que exigirá mais cuidado financeiro. Isso acontece porque, normalmente, as pessoas precisam deixar a carreira / trabalho em “stand-by” neste período. Você está preparado(a) para isso? Terá condições de se manter sem o trabalho atual? São perguntas que você precisa fazer e responder antes de tudo.

Veja como a inteligência emocional pode ajudar

Autoconhecimento é a palavra-chave de um ano sabático. Um ano no qual a pessoa buscará se conhecer por completo, tanto psicologicamente como emocionalmente. E autoconhecimento tem tudo a ver com inteligência emocional, afinal este é um dos pilares da metodologia que busca identificar e derrubar barreiras emocionais que impedem o desenvolvimento da pessoa. Algo que é colocado em prática através de treinamentos de inteligência emocional realizados por empresas especializadas no assunto, como a Arita Treinamentos. São mais de 30 anos de know-how na área! Quer saber como tudo isso funciona na prática? Converse aqui com um dos nossos especialistas e descubra.

Outras dicas para planejar seu ano sabático

  • Expectativa x Realidade: imaginar como será o ano sabático é um bom exercício, porém é preciso colocar os pés no chão. Tenha plena consciência de que não serão 365 dias vividos em um mar de rosas e que desafios aparecerão pelo caminho. O importante é você estar preparado(a) para encarar tudo de frente, sem medo do desconhecido e acreditando em seus objetivos. A força de vontade que motivou a sua decisão inicial deve ser a mesma ou até maior para superar as barreiras.
  • Ínicio e fim: não deixe o planejamento aberto, sem data para terminar o ano sabático. Lembre-se que o ano sabático não é uma vida sabática. É importante estabelecer uma data final, pois isso ajuda na busca dos objetivos, pode acelerar alguns processos.
  • Família e amigos: abre o jogo com sua família e amigos. Fale da sua necessidade de passar um ano sabático e apresente os possíveis benefícios que pretende alcançar com a novidade. Com o apoio de quem você ama, sua confiança aumenta e também a certeza de que fez a escolha certa e no momento ideal. Uma boa conversa pode resolver tudo.

ARTIGOS RELACIONADOS