Como ser amiga da sua sogra? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Como ser amiga da sua sogra?

Evite competir com sua sogra pela atenção do seu companheiro. Ela é mãe. Você é esposa e também mãe dos filhos dele. E também você pode se tornar sogra mais cedo do que pensa. Tão certo quanto existe a competitividade pela atenção é o fato de que sua Sogra conhece seu companheiro há mais tempo que você. Muito do que lhe encantou no seu parceiro, veio lá de quando ele ainda estava na barriga da mamãe. Saiba que mesmo sem se dar conta, seu marido – assim como você – traz uma herança genética e emocional que o fez ser a pessoa que você ama. Se você ama seu companheiro, também ama sem saber os pais dele.

Pessoas más são pessoas más, egoístas são egoístas independentes do seu “título” familiar. Sogras são bruxas más apenas na ficção e em rodas de piadas de gosto duvidoso. Se for o amor que dá as cartas nas relações humanas, por amor ela quer é a felicidade do filho, e conseqüentemente, a sua. Quer ver a família de seu filho crescer saudável, bonita, alegre, próspera. Quer curtir os netos, se emocionar ao ver que ela começou a construir aquilo tudo com o mesmo amor e respeito que devemos à nossa mãe.

Ok, sua sogra é até bacana, mas às vezes _pisa na bola_… E nós, quantas vezes _pisamos na bola_? Vamos mais além: onde estávamos quando essa mulher, hoje nossa sogra, venceu suas batalhas pessoais, sociais, culturais? Será que sabemos tudo o que essa mulher passou, para lhe oferecer o filho tão educado e bem cuidado? Podemos arriscar que um problema com a sogra sinaliza que algo não vai bem com nosso relacionamento. Sogra é mãe. Como a sua mãe e como você é ou será. Sogras podem ser nossa segunda mãe. Nosso apoio em crises na relação, com as crianças, com o marido… Lembre-se que mãe é mãe, e se tornar sogra não muda o fato de ter dedicado a maior parte da vida dela aos filhos. Ser amiga da mãe de seu companheiro é uma das maiores alegrias que conquistamos na vida. Se nos compararmos a ela, veremos que temos poucas diferenças.

Dispa-se de preconceitos, jogue fora as piadinhas de mau gosto que escutamos durante toda a vida. Enxergue aquela mulher. Você verá muito de você mesma nela. Então, brotará um respeito e emoção tão fortes que farão de vocês amigas para sempre.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp