Como superar a perda do pai na infância e ressignificar a experiência para a minha vida? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Como superar a perda do pai na infância e ressignificar a experiência para a minha vida?

Como superar a perda do pai na infância e ressignificar a experiência para a minha vida?

Não é nada fácil compreender a perda de um familiar e no caso das crianças que precisam lidar com a perda do pai na infância, o processo de superação é ainda mais complicado

Toda e qualquer tipo de perda familiar é sentida e nem poderia ser diferente, afinal criamos e alimentamos laços profundos com as pessoas que estão ao nosso lado desde os primeiros momentos de vida. Sempre há uma mudança drástica na rotina e comportamento das pessoas que passam por isso, como no caso de crianças que precisam lidar com a perda do pai na infância. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos. Aproveite também para enviar, no final do texto, suas dúvidas e comentários sobre o tema.

Perda do pai na infância: principais consequências

  • Comportamento: como a maioria das pessoas sabe, uma criança que lida com a perda do pai na infância tem o próprio comportamento modificado. Como uma espécie de mecanismo de defesa combinado com a negação do fato, ao lado de uma eventual não compreensão exata do acontecimento, a criança muda para sempre e o tipo de mudança depende de sua personalidade.
  • Amadurecimento: muitos pesquisadores apontam a figura paterna como um elemento crucial para o “rompimento” de uma relação infantil da pessoa com a figura materna. Neste cenário, o pai atua como um agente que influencia no amadurecimento, já que a mãe é percebida como o porto-seguro de acolhimento / proteção.
  • Sociedade: a criança que lida com a perda do pai, pelo fator apontado no parágrafo anterior, pode ter mais dificuldade de se integrar na sociedade. A mudança no comportamento pode gerar atitudes mais receosas de expor sentimentos ou mesmo buscar novos amigos e trabalhos.

Luto infantil: as fases de quem precisa lidar com a perda do pai

  1. Reconhecimento: mesmo com poucos anos de vida, a criança em algum momento precisará confrontar a realidade, da perda da figura paterna. Normalmente, as crianças têm a tendência de aceitar o ocorrido pouco a pouco.
  2. Sofrimento: quando ocorre a racionalização da perda, o sofrimento é uma fase seguinte. O ideal é que as pessoas próximas estimulem conversas sobre o assunto e coloquem-se à disposição para esclarecimentos e, principalmente, para reconfortar os pequenos.
  3. Lembranças: assim como ocorre com os adultos, após os mais pesados momentos iniciais, a criança passa a relembrar o que viveu com o pai. Memórias afetivas felizes ajudam a superar o luto infantil.

Como a inteligência emocional pode ajudar?

Para adultos e crianças, a inteligência emocional é importantíssima para ajudar em momentos delicados, como para lidar com a perda de um familiar. Isso acontece porque através de treinamentos personalizados é possível analisar profundamente as barreiras emocionais erguidas após traumas deste tipo. E a boa notícia é que você sabe que pode contar com uma empresa que realmente entende do assunto.

A Arita Treinamentos é referência em todo o Brasil quando o assunto é inteligência emocional. Por aqui, você conta com a ajuda profissional de especialistas experientes e que buscam a constante atualização e aperfeiçoamento. Que tal comprovar tudo isso agora mesmo? Fale com o nosso time de atendimento.

Crédito: fizkes / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp