É possível superar mães narcisistas. Descubra aqui!

Como superar mães narcisistas e experiências negativas?

Como superar mães narcisistas e experiências negativas?

Sim, é possível superar mães narcisistas e desenvolver relações emocionalmente mais saudáveis. Algumas dicas podem ajudar

Quem acompanha as postagens aqui no blog sabe que já tratamos da relação entre mães e filhos, como no caso de dependência emocional materna. Hoje, vamos para uma direção contrária, mas dentro ainda do mesmo tempo. Você confere abaixo algumas dicas de como superar mães narcisistas e experiências negativas que podem impactar diretamente em seu desenvolvimento pessoal. Ficou interessado(a)? Continue a leitura!

Descubra aqui algumas dicas para superar mães narcisistas

  • Autoconhecimento: é uma dica muito valiosa para quem deseja superar mães narcisistas, isso porque o autoconhecimento pode levar ao entendimento total sobre suas emoções e como elas impactam no dia a dia, principalmente no relacionamento com os pais.
  • Independência: você como filho precisa compreender, em algum momento, que você é o único responsável pela própria felicidade e pelo próprio futuro. Desenvolver a questão da independência emocional é fundamental para que você passe a tomar decisões mais firmes e objetivas.
  • Empatia: tente entender os motivos que levam sua mãe a ter tal personalidade e comportamento. Ouça com atenção seus dilemas emocionais e tente encontrar uma saída em comum, que funcione para você e para ela.
  • Evite confrontos: ao perceber que sua mãe é narcisista e que isso está afetando o relacionamento entre vocês, não busque o confronto, não busque impor a sua vontade. O diálogo é sempre uma alternativa mais responsável e também uma forma de amor que você pode colocar no jogo.

Características de mães narcisistas

  • Comportamento abusivo: mães narcisistas apresentam comportamento abusivo, principalmente no campo psicológico. Ataques verbais e emocionais são comuns e a mãe se vangloria deles. É uma forma de autoafirmação em relação aos filhos, de mostrar superioridade e de sua importância como mãe, mesmo que os filhos já compreendam isso.
  • Sabem de tudo: outra característica bem marcante. A mãe que sabe de tudo e não abre espaço para opinião dos filhos, outros pontos de vista. São mulheres que não aceitam ser contestadas, em qualquer tipo de assunto, mesmo os mais triviais. O perigo de um comportamento assim é aplicar a influência materna no molde da personalidade do filho, em sua percepção do mundo.
  • Obrigações emocionais: em muitos casos, as mães narcisistas impõem obrigações emocionais para condicionar o próprio amor e relacionamento que têm com seus filhos. Em outras palavras, somente aceitam serem mais amorosas, carinhosas e compreensivas, se os filhos realizarem tarefas das mais variadas naturezas.
  • Competição constante: muitas mães também imitam os filhos e filhas em várias situações como forma de se mostrarem superior. Uma competição direta e com o objetivo de derrotar o filho ou a filha, seja em questão de vestimentas, comportamento, conquistas pessoais e assim por diante.
  • Falta de empatia: a mãe narcisista não se importa verdadeiramente com as dores e frustrações dos filhos, mesmo que isso seja nítido para qualquer pessoa que conviva com ambos. Existe o afastamento emocional, o relacionamento é mais frio. Na cabeça da mãe, somente ela (mãe) tem realmente valor e deve ser exaltada. O que os filhos fazem não têm qualquer valor.
  • Perfeccionismo e arrogância: normalmente, as pessoas narcisistas são arrogantes e muito perfeccionistas. No caso das mães com este tipo de personalidade, não é diferente. A arrogância, inclusive, é uma resposta comportamental à baixo autoestima, o medo de ser rejeitada e contrariada.

Fale com a Arita Treinamentos

Com mais de 30 anos de know-how na área, a Arita é especializada em treinamentos de inteligência emocional e pode ajudar diretamente e objetivamente nos casos de mães narcisistas. Quer saber como é na prática? Fale com um dos nossos especialistas!

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS