Como superar o medo de errar? Confira dicas!

Como superar o medo de errar nos dá a oportunidade de alcançar uma vida mais prazerosa?

Como superar o medo de errar nos dá a oportunidade de alcançar uma vida mais prazerosa?

Aceitar e aprender com os próprios erros. Todos temos a capacidade de superar o medo de errar e seguir evoluindo como pessoa e profissional

Você certamente já deve ter ouvido falar, ou lido, sobre como o medo de errar pode tirar a vontade de vencer. Isso acontece porque as pessoas possuem grande dificuldade de mudar a própria perspectiva e a mentalidade sobre vários assuntos do cotidiano, seja no trabalho ou na vida amorosa, com os amigos e assim por diante. No post de hoje, aqui no blog da Arita, você vai conferir dicas de como alcançar uma vida mais prazerosa através de mudanças no dia a dia. Continue a leitura.

Veja como a mudança de perspectiva e mentalidade pode transformar a forma como você interage com os planos e realizações da sua vida!

Aprendizado

O erro é o passo inicial do aprendizado. Funciona assim com todas (absolutamente todas) as coisas da nossa vida. Seja para aprender a dirigir um carro ou resolver um problema de matemática. Errar é preciso e é fundamental aceitar tal condição. Perder o medo de errar passa por compreender tal condição. Uma dica é pensar no futuro, ou seja, saber que o erro de hoje é a ponte para o acerto de amanhã.

Não tenha vergonha dos erros

Infelizmente, vivemos em uma sociedade que glorifica os acertos e rebaixa drasticamente os erros. Isso gera um medo absurdo do erro, pois a pessoa não quer se sentir humilhada por alguma falha. Porém, é preciso tirar essa vergonha e enfrentar o erro como um desafio que precisa ser superado. Frases como “não deveria ter tentado” não podem mais fazer parte da rotina. Substitua por “vou superar essa barreira e tentar outra vez”.

Inspiração

Procure afastar da sua vida as pessoas pessimistas. Aproxime-se bons exemplos, mesmo a distância. Leia sobre homens e mulheres que alcançaram o sucesso após anos e anos de fracassos e erros. Você perceberá que em 100% dos casos, os bem sucedidos são pessoas como você, que tentaram e erraram algumas ou muitas vezes. Faz parte, o processo da vida é assim. Se hoje o sucesso está ao lado de figuras do esporte, medicina, tecnologia ou do entretenimento, saiba que um dia eles superaram o medo de errar.

A inteligência emocional pode ajudar!

Acredite, é possível! Através de treinamentos de inteligência emocional, você conseguirá identificar os gatilhos que geram o medo de errar e que acabam paralisando a sua própria evolução pessoal ou profissional. É preciso identificar as causas, em um primeiro momento, para caminhar rumo ao desenvolvimento emocional. Com o tempo e aplicando as estratégias corretas, você certamente mudará a perspectiva que tem sobre as tentativas, erros, acertos, objetivos e sonhos. A Arita está ao seu lado! Clique AQUI para enviar uma mensagem de contato.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp