Sinais do comportamento autodestrutivo - Veja como identificar!

Comportamento autodestrutivo: como identificar e lidar com essas características? 

Comportamento autodestrutivo: como identificar e lidar com essas características? 

Ficar atento aos principais sinais é fundamental para buscar uma vida mais tranquila e feliz no campo emocional

Observar e compreender sinais de um comportamento autodestrutivo é fundamental para lidar com o problema, inclusive para ajudar amigos e familiares que sofrem com tal situação. Algo que pode acontecer em diferentes esferas e níveis da vida pessoal e profissional, independentemente da classe social ou mesmo idade. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.

Conheça os principais sintomas e ações que caracterizam esse tipo de comportamento e o que fazer para reverter este cenário!

1 – Consumo de drogas e álcool: se você conhece uma pessoa com comportamento autodestrutivo, certamente você já observou o consumo excessivo de álcool e drogas. Isso acontece porque são alternativas que os indivíduos encontram para aliviar a tensão, ou seja, uma busca para fugir da realidade.

2 – Negação do sucesso: a pessoa autodestrutiva, normalmente, possui grande dificuldade em aceitar o sucesso. Não há o sentimento de alegria e de satisfação por um grande feito, como uma promoção no trabalho. O que ocorre é a sensação de não merecimento, ou seja, o indivíduo não se enxerga merecedor de algo bom que acontece em sua vida.

3 – Autossabotagem: sempre que há a oportunidade de avanço em algum aspecto pessoal ou profissional, ocorre a autossabotagem. Sempre surgem defeitos e empecilhos que acabam se tornando desculpas para a não realização de algo. Um comportamento involuntário.

4 – Agressividade: outro sinal de alerta, pois a pessoa autodestrutiva pode manifestar a agressividade mesmo em momentos de tranquilidade, mesmo em uma roda de amigos ou no fim de semana com a família. Normalmente, são reações que se manifestam quando há a percepção de que algo está fugindo do seu controle. Também ocorre quando a pessoa é contrariada.

5 – Desejos x comportamentos: atitudes conflituosas são comuns. Por exemplo, a pessoa é uma excelente colaboradora, mas é uma funcionária que sempre chega atrasada. Ou, gosta de sair com os amigos, mas sempre reclama do ambiente, da música, do trânsito, etc.

6 – Automutilação: quem é autodestrutivo em um estágio avançado pode apresentar sinais mais graves, como automutilação. Em casos assim, a pessoa sente prazer em se machucar. Um comportamento que requer ajuda profissional, ou seja, a orientação e acompanhamento de psicólogos e psiquiatras.

O autoconhecimento é a chave para a melhora do comportamento

A pessoa autodestrutiva precisa se conhecer para melhorar o próprio comportamento, para ter uma vida mais tranquila e feliz. Somente assim é possível trilhar um caminho de renovação. Uma saída para mudar e se estabelecer emocionalmente.

Arita Treinamentos

Os treinamentos de inteligência emocional são indicados para lidar com o comportamento autodestrutivo. Isso acontece porque se trata de uma metodologia que busca compreender a fundo os gatilhos emocionais que geram tal cenário. Em outras palavras, os motivos que levam à autossabotagem dentro dos mais diversos aspectos pessoais e profissionais. Dentro desse tema, a Arita é referência no assunto porque é uma empresa formada por pessoas que realmente entendem do assunto. Quer saber como tudo isso funciona na prática? Aproveite o post de hoje e envie AQUI a sua mensagem de contato.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp