Dicas para desenvolver a confiança no trabalho em equipe

Confiança no trabalho em equipe: como auxiliar seus liderados a desenvolver esse aspecto?

Confiança no trabalho em equipe: como auxiliar seus liderados a desenvolver esse aspecto?

Um líder que estimula a confiança no trabalho em equipe, colhe resultados e potencializa o que há de melhor em cada um dos talentos

Quem está no mercado sabe bem que a confiança no trabalho em equipe é fundamental para garantir um diferencial competitivo. É algo que realmente faz a diferença a médio e longo prazo, já que colaboradores mais confiantes geram mais resultados. Quer saber como auxiliar seus liderados a desenvolver esse aspecto? Continue a leitura no post de hoje, aqui no blog da Arita, e confira dicas para colocar em prática no dia a dia dentro do seu negócio.

Veja algumas dicas de como influenciar positivamente a sua equipe!

Autoconfiança
Antes de confiar no trabalho em equipe, você precisa confiar em si próprio. Um líder confiante e que inspire confiança é um líder que consegue transmitir mais energia e positividade para toda a equipe. Por outro lado, líderes inseguros desestimulam talentos e trazem negatividade para o ambiente de trabalho.

Promessas
A forma mais rápida para construir confiança é manter a sua palavra, ou seja, cumprir as promessas que faz. Isso acontece porque os talentos do time passam a enxergar no líder uma pessoa de confiança, que pode e estará ao lado de todos. Um detalhe muito importante, todavia, é fazer promessas factíveis, que podem ser realizadas. O excesso de autoconfiança, dentro desse cenário, pode ser prejudicial quando as promessas não são cumpridas.

Feedbacks
Seja um líder sincero e dê feedbacks construtivos para sua equipe. Ao fazer isso, você passa uma mensagem de confiança e transparência. As pessoas da equipe passam a enxergar o líder como alguém aberto ao diálogo e preocupado com o desenvolvimento de todos.

Acredite no potencial
Se um líder monta uma equipe de trabalho, ele deve confiar no trabalho das pessoas. Logo, é preciso acreditar no potencial dos talentos e colaborar para que cada um faça o seu melhor. Quando o líder faz isso, a confiança no trabalho em equipe é alcançada com naturalidade. Proporcionar autonomia é algo fundamental.

Reconhecimento
As pessoas vão confiar mais no líder quando o reconhecimento pelo trabalho passa a ser uma realidade. Quando um membro da equipe alcança um objetivo e é reconhecido por isso, as outras pessoas são impulsionadas a fazerem o mesmo. Com isso, todos ganham.

O papel da inteligência emocional


Os treinamentos de inteligência emocional são importantes para estimular a confiança no trabalho em equipe. Isso acontece porque a metodologia trabalha os pontos positivos que um líder de pessoas precisa desenvolver para potencializar os talentos do seu time. Também contribui efetivamente para eliminar as crenças limitantes que dificultam ou mesmo impedem o exercício de uma liderança saudável. E outra boa notícia é que você sabe que pode contar com o trabalho de quem realmente entende do assunto. A Arita é formada por profissionais com mais de 30 anos de know-how na área. Quer saber como tudo isso funciona na prática? Envie AQUI a sua mensagem de contato.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp