Autoaceitação do corpo é possível!

Conheça os 4 diferentes tipos de estresse e suas características

Conheça os 4 diferentes tipos de estresse e suas características

Com origens e sintomas que podem variar, os tipos de estresse mais comuns estão presentes na vida de milhões de pessoas em todo o mundo

O post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos, é ideal para pessoas quem sofre de estresse. Você é assim ou conhece alguém que é? Neste conteúdo vamos apresentar uma lista para que você conheça quais são os tipos de estresse e suas características, afinal de contas, conhecer o problema é a primeira medida a ser adotada para aprender a lidar com os sintomas de estresse emocional. Continue a leitura e aproveite o campo de comentários para enviar suas sugestões de temas, dúvidas sobre o assunto de hoje ou sua opinião de forma geral. O espaço é seu!

Conheça os 4 tipos de estresse e seus sintomas principais

1 – Estresse agudo

Os principais sintomas do estresse agudo são dores de cabeça, nas costas, na mandíbula e nos músculos em geral, assim como azia, palpitações cardíacas, aumento de pressão, dentre outros. São sintomas que vão diminuindo conforme o pico de estresse vai acabando. É um tipo de estresse que pode ser manifestado em situações extremas, como após um assalto, ou também em coisas simples, como ao esperar uma pessoa por muito tempo, antes de uma reunião importante.

2 – Estresse agudo episódico

Trata-se de um tipo de estresse que se repete com certa frequência. Os sintomas são os mesmos do parágrafo anterior, como palpitação cardíaca, aumento da pressão e dores musculares, entre outros. Porém, a diferença é que são sintomas que aparecem de tempos e tempos, sempre que há uma situação minimamente estressante.

3 – Estresse crônico

É um quadro de estresse no qual a pessoa se mantém estressada ininterruptamente, algo que se torna rotineiro. É preciso ligar o sinal de alerta ao perceber tal configuração, já que o quadro pode facilmente evoluir para depressão e/ou ansiedade. Os principais sintomas são: fadiga, desgaste, mal estar, cansaço, desânimo, tristeza, insônia, dentre outros.

4 – TEPT (Transtorno do estresse pós-traumático)

Ocorre após um evento extraordinário, que desencadeou o estresse agudo, e que surge logo na sequência. É um tipo de estresse que se manifesta quando a pessoa se recorda de momentos fora do comum que vivenciou, como um acidente de carro ou mesmo um assalto. Muitos especialistas classificam o TEPT como um tipo de distúrbio da ansiedade, com sintomas físicos, emocionais e psíquicos em conjunto.

Como a inteligência emocional pode ajudar nos casos de estresse?

O primeiro passo é entender as causas do problema, assim como também classificar o tipo de estresse da pessoa. Com isso em mãos, é possível planejar treinamentos de inteligência emocional personalizados e que objetivam a melhora constante do quadro, passo a passo, conforme as necessidades e objetivos de cada pessoa.

Conte com a Arita!

Trabalhamos há mais de 30 anos com inteligência emocional, uma metodologia que traz resultados e que impacta positivamente a vida pessoal e profissional das pessoas. Então, não perca mais tempo convivendo com o estresse diário. Fale com quem entende do assunto e dê o primeiro passo rumo a uma vida mais tranquila, feliz e equilibrada.

ARTIGOS RELACIONADOS