Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Cada pessoa é única e não há como discutir isso, não é mesmo? Nossas características são singulares, porém nossas personalidades e temperamentos podem ser enquadrados dentro de padrões definidos pela psicologia. Em outras palavras, há tipos de personalidade e temperamentos comuns. E a ciência já provou isso através de inúmeros estudos, de vários pensadores icônicos. Um deles, Carl Gustav Jung.
Fundador da escola de psicologia analítica, Jung (discípulo de Freud) é o defensor mais célebre do popular “inconsciente coletivo”. Segundo o próprio, este aspecto é anterior ao inconsciente individual e é alinhado a quatro funções básicas de uma pessoa: pensar, sentir, intuir e perceber. Em cada um de nós, segundo Jung, uma ou várias destas funções podem se destacar e “justificar” um comportamento. Por exemplo, pessoas mais impulsivas são aquelas em que as funções de perceber e intuir são mais evidenciadas em relação ao pensar e sentir.
Tais funções, por sua vez, formam dois grupos de caráter: o extrovertido e introvertido. Como muita gente sabe, o caráter extrovertido é mais focado na realidade exterior. As ações de uma pessoa extrovertido são explanadas, têm impacto direto no mundo externo e são pensadas com este intuito. Já as pessoas introvertidas, por sua vez, pensam primeiramente no íntimo, em seus sentimentos e pensamentos. Não há tanta preocupação com o mundo interno, com o impacto das ações para terceiros.
Mas, afinal: o que funções básicas e de caráter têm a ver com tipos de personalidade? A junção de funções e caráter culmina na formação das personalidades. Mais precisamente, de oito principais tipos de personalidades.
Os tipos de personalidades que acabamos de acompanhar foram definidos há pouco tempo pela ciência, isso se pensarmos historicamente. Já os tipos de temperamento possuem uma origem muito mais distante. Mais precisamente, no ano de 400 a.C.! Desenvolvida por Hipócrates, um filósofo grego, a teoria dos 4 tipos de temperamento é até os dias hoje base para estudos modernos na área. Segundo Hipócrates, cada temperamento é relacionado a um fluído corporal humano e, cada um deles, tem impacto sobre o indivíduo. Confira quais são!
1 – Temperamento sanguíneo: característico de pessoas mais expansivas e comunicativas. É o temperamento de quem atrai a atenção toda para si, principalmente pela simpatia e bom humor. São pessoas com facilidade em fazer novas amizades e que não conseguem esconder seus sentimentos. Têm facilidade de adaptação a novos ambientes e situações. São pessoas inspiradoras e que olham sempre pelo lado positivo dos problemas do dia a dia.
2 – Temperamento fleumático: ligado à fleuma, um líquido originado do sangue que também é chamado de linfa. Este temperamento é comum a pessoas “fáceis de lidar”. Pacifistas e que raramente perdem o controle. Pessoas que evitam atritos e que refletem antes de qualquer ação. São homens e mulheres que gostam de rotinas e preferem locais silenciosos. Polêmicas não fazem parte de seu dia a dia.
3 – Temperamento colérico: é um tipo de temperamento ligado à bílis e classifica pessoas cheias de energia que estão sempre prontas para algo novo. São pessoas que não se abatem em momentos de dificuldade e que também apresentam altos níveis de confiança. Por outro lado, têm problemas de relacionamento com outros indivíduos com o mesmo tipo de temperamento. Isso acontece por que são pessoas que podem ser dominadoras e explosivas.
4 – Temperamento melancólico: ligado à “bílis negra” este temperamento é padrão de pessoas mais reservadas e tímidas. São pessoas que guardam e não expõem seus sentimentos com facilidade e que, por consequência, criam barreiras psicológicas para evitar o sofrimento. Além disso, estas pessoas são muito exigentes (no trabalho, por exemplo) e organizadas em todos os aspectos de suas vidas.
O que achou do post de hoje? Aqui no blog, você sempre acompanha assuntos interessantes sobre tipos de personalidades, temperamentos e muito mais! Deixe seu comentário logo abaixo e aproveite para conhecer mais sobre todos os modelos de treinamentos da Arita! Clique aqui.
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...