Crenças limitantes: como identificar e eliminar esse tipo de bloqueio? | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Crenças limitantes: como identificar e eliminar esse tipo de bloqueio?

Crenças limitantes: como identificar e eliminar esse tipo de bloqueio?

Crenças limitantes: como identificar e eliminar esse tipo de bloqueio?

Nem sempre o fato de termos metas nos permite alcança-las. Em alguns casos, fica a sensação de que trabalhar duro e se dedicar não é suficiente. Percebemos então que, além da execução propriamente dita, existe uma crença limitante impedindo o seu progresso.

Ao contrário do que parece, uma crença limitante nada tem a ver com religião ou algo deste tipo. Quando falamos sobre crença limitante nos referimos ao fato de você fazer o possível e o impossível para chegar onde quer. No entanto, você acredita que isso não irá acontecer, que é um objetivo inalcançável. E este é o maior impeditivo para realizações, tanto na vida profissional, quanto na vida pessoal.

Como somos seres racionais, temos a capacidade de analisar e ponderar o que foi feito e o que pode ser melhorado. Diante de uma crença pré-estabelecida, é justamente esse o processo a ser seguido para eliminá-lo de nosso interior. Diante disso, vamos às dicas práticas para identificar e eliminar as crenças limitantes?

Como identificar as crenças limitantes

Quando escrevemos, ajudamos o nosso cérebro a assimilar as informações. Partindo deste preceito, tenha papel e caneta em mãos durante a leitura deste texto.

Pense sobre os problemas que você têm e os possíveis motivos pelos quais eles estejam acontecendo. Agora, escreva-os. Vamos te dar um exemplo prático: “Meu problema atual é não conseguir promoção no trabalho porque o João cumpre melhor as atividades”.

Automaticamente, você irá se auto sabotar. Por pensar que o João é mais qualificado, você não irá se esforçar tanto quanto pode porque acredita ser inferior a ele. Este é o princípio que muitas vezes impede as pessoas de conseguirem aumento, de emagrecer, de conseguir um relacionamento saudável – e nem sempre isso ocorre de forma consciente.

Ao identificar a crença limitante que está nos prejudicando fica mais fácil entender a sua origem.

Como encontrar o motivo da crença limitante

Reflita sobre o momento em que aquele pensamento surgiu, o que você estava vivendo, quais eram as suas expectativas e o que de fato aconteceu. Este é um começo.

Toda e qualquer crença limitante surge a partir de experiências vividas ou compartilhadas por outras pessoas. É assim que adequamos a vivência ao nosso modo de ser, pensar e agir. Muitas dessas crenças limitantes foram construídas na infância, período em que descobrimos todo um mundo e passamos a ter perspectivas sobre o que está a nossa volta.

Aqui, podemos te dizer que o acompanhamento com coach para desenvolvimento da inteligência emocional pode ser um grande aliado. Clique aqui e entenda como esta ferramenta te ajudado tantas pessoas a se desenvolverem pessoal e profissionalmente.

Críticas, situações constrangedoras, experiências traumáticas, histórias contadas pelos nossos avós, qualquer tipo de ideia que nos foi imposta ou sugerida, pode ter se transformado em uma ideia limitadora.

Qual objetivo a crença limitante te impede de alcançar?

Todo objetivo é difícil de se alcançar. Tudo exige esforço e dedicação, mas é comum desistirmos antes mesmo de começar porque é o caminho mais fácil. Pensar “eu não posso”, “eu não consigo”, “eu não sou capaz” são mantras destrutivos que te levam para cada vez mais longe da linha de chegada.

Defina qual é a meta que você pretende conquistar. Escreva no papel quais são os caminhos a serem percorridos para isso se concretizar. Tendo isso anotado, crie uma lista de tarefas do que você deve executar para tornar o objetivo mais palpável. Por exemplo, se uma de suas metas é ser promovido no trabalho, o seu “chekclist” pode contemplar itens como “fazer o curso de aprimoramento”, “apresentar proposta de melhoria ao supervisor”, e assim por diante. Quanto mais você realiza e “tica” da sua lista, mais perto você se sentirá de seu objetivo e mais determinação terá para continuar trilhando esse caminho.

Quando você perceber que as coisas estão acontecendo, ninguém poderá te impedir de conquistar as suas realizações. Sabemos que pode ser difícil no começo, mas você precisa dar o primeiro passo.

Crédito: Marjan_Apostolovic / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

 

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp