Mães emocionalmente inteligentes: a importância do autocuidado para promover o bem-estar familiar
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
Não é segredo para ninguém que traição é algo que machuca emocionalmente. Parece que a dor não vai acabar nunca, uma desconfiança que insiste em permear os pensamentos e que a vida toda desmorona aos nossos pés, não é mesmo? Porém, mesmo com todo o sofrimento, algumas atitudes não podem ser tomadas em momentos assim, de extrema instabilidade emocional e grande nervosismo. “Fui traído, e agora? ”. Primeiramente, tenha calma, respire fundo e continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos.
1 – Não coloque a culpa em você: muitas pessoas, ao descobrirem uma traição, pensam que a culpa é delas próprias, que erraram em alguma coisa durante o relacionamento e só por isso o (a) parceiro (a) foi atrás de outra pessoa. Porém, pensar assim é um indicativo de baixa autoestima e insegurança, logo não é nada saudável continuar com tal pensamento.
2- Não ignore o fato: pensar em outra coisa e não na traição pode ser uma solução momentânea para amenizar a dor emocional, mas não é algo duradouro e a tristeza pode retornar com maior intensidade. Encare a traição e tente racionalizar o que aconteceu. Desta maneira, em relacionamentos futuros, você estará mais preparado (a).
3 – Não revide: não tente dar o troco. A vingança é uma atitude infantil e não acrescentará nada de positivo em sua vida, principalmente em um momento tão delicado como este.
4 – Não se esqueça do que aconteceu: mesmo que decida perdoar o (a) parceiro (a) pela traição, não apague da memória o ocorrido. Tome lições do acontecimento e tenha um diálogo franco com a pessoa que está ao seu lado e cometeu a traição. Estabeleça novos limites e posturas.
5 – Não fique remoendo a traição: tudo bem, você perdoou o (a) parceiro (a), mas isso não quer dizer que durante cada discussão e desavença, você deverá voltar ao tema da traição. É o famoso “se quer perdoar, perdoe de uma vez por todas”. Não existe “meio perdão”.
6 – O tempo é o senhor da razão: cada pessoa lida com a traição de uma forma diferente e cada uma possui um tempo ideal para superar a situação. Não apresse etapas, mesmo que superficialmente. Se ainda está em uma fase muito triste, não divulgue ao mundo que está feliz e pronto (a) para um novo amor. Dê tempo ao tempo.
A resposta é sim! Através de uma metodologia eficaz e personalizada, os treinamentos de inteligência emocional ajudam a superar barreiras emocionais que foram erguidas no momento da descoberta da traição. É uma ótima alternativa para superar traumas e retomar o caminho da felicidade, sempre de acordo com o ritmo de cada pessoa e respeitando as particularidades de cada indivíduo e situação.
E outra boa notícia é que a Arita Treinamentos, uma empresa especializada no assunto, está ao seu lado sempre que você precisar de ajuda profissional de alto nível. Os especialistas da casa lidam com casos assim todos os meses e possuem o know-how necessário para prestar um atendimento que vai ao encontro das suas expectativas.
Você sabe que pode confiar! Fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas.
Crédito: fizkes / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus
Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.
Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).
Mães emocionalmente inteligentes não zelam apenas pelo bem-estar físico e material de seus filhos, mas também estão atentas ao...
O autoconhecimento é importante para a vida pessoal e profissional, sendo fundamental para o autodesenvolvimento. É a compreensão profunda...
A resiliência no trabalho refere-se à capacidade de um indivíduo enfrentar e se adaptar às situações adversas, estresse e...