Identifique e combata a desconfiança no relacionamento

Desconfiança no relacionamento: como a psicologia avalia o comportamento?

Desconfiança no relacionamento: como a psicologia avalia o comportamento?

Aprenda a reconhecer os sinais e confira dicas para ter uma vida mais feliz e confiante em seus relacionamentos

Não são raros os casos de pessoas que não conseguem confiar em ninguém. Certamente você conhece alguém assim, ou você mesmo(a) tem esse comportamento. O ponto é que isso pode evoluir para várias áreas da vida da pessoa, como para gerar uma desconfiança no relacionamento que impede ou dificulta muito uma estabilidade emocional ao lado de um(a) parceiro(a). Quer saber mais sobre o assunto e descobrir como a psicologia pode ajudar.

3 principais motivos da desconfiança no relacionamento

1 – Aprendizado: você certamente já ouviu falar ou leu algum conteúdo na web ou em livros sobre “você aprende a ter e a gerar confiança”. Com a desconfiança no relacionamento é a mesma coisa. Mesmo sem perceber, você acaba desenvolvendo e estabelecendo um comportamento de desconfiança. É preciso ficar atento(a) aos sinais para buscar uma saída equilibrada emocionalmente e que vá ao encontro dos seus interesses e sonhos.

2 – Pilar de segurança: no campo da psicologia, a desconfiança normalmente surge após um abalo na estrutura do relacionamento, ou seja, alguma situação ou momento que uma das partes percebe que o pilar da segurança foi afetado. Isso pode acontecer após uma traição ou mesmo por promessas frustradas em relação a vários assuntos.

3 – Histórico pessoal: muitas pessoas simplesmente não conseguem confiar plenamente em outros indivíduos porque já viveram experiências traumáticas, como traições em outros relacionamentos. Funciona como uma defesa natural da mente, ou seja, o cérebro da pessoa ativa a chave de desconfiança porque percebe (mesmo que minimamente) sinais semelhantes de algo que já ocorreu. Um exemplo bem claro disso é a pessoa que foi vítima de traição, que sofreu uma grande decepção amorosa, não conseguir engatar um novo relacionamento mesmo quando está perdidamente apaixonada. Sempre há algo que a impedirá de se entregar totalmente ao novo caso.

3 dicas para combater a desconfiança no relacionamento

1 – Olhe para você: é o primeiro e o mais importante passo para você que está decidido(a) a combater a desconfiança no relacionamento. Todos nós, sem exceção, precisamos olhar com mais carinho para as próprias emoções e sentimentos. Olhar para você e reconhecer que a felicidade depende de suas próprias ações, é um movimento essencial para uma vida mais plena.

2 – Diálogo: em todo relacionamento, mesmo em momentos de crises, o diálogo é essencial. Certamente a desconfiança será amenizada ou mesmo eliminada se você abrir o jogo sobre o que sente, o que pensa, o que acha de determinadas situações e assim por diante. A sinceridade é o antídoto para combater a desconfiança no relacionamento.

3 – Ajuda profissional: em casos mais graves e profundos de desconfiança “patológica”, a ajuda profissional pode ser a solução. Profissionais especializados em inteligência emocional podem ajudar na identificação de gatilhos emocionais que geram tal comportamento.

O papel da inteligência emocional

A Arita é formada por profissionais com mais de 30 anos de know-how em treinamentos de inteligência emocional. Na prática, isso quer dizer que você pode confiar no trabalho de pessoas que realmente entendem do assunto e que lidam com casos de desconfiança no relacionamento há muitos anos. A inteligência emocional é uma metodologia que busca eliminar barreiras emocionais para você evoluir em diversos aspectos da sua vida, como para ter relacionamentos mais saudáveis e felizes. Quer saber mais sobre o assunto? Aproveite o post de hoje e envie AQUI a sua mensagem de contato.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp