Entenda as diferenças entre ansiedade e depressão e como identificar os sintomas | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Entenda as diferenças entre ansiedade e depressão e como identificar os sintomas

Entenda as diferenças entre ansiedade e depressão e como identificar os sintomas

Saber as principais diferenças entre ansiedade e depressão é o primeiro passo para lidar com tais problemas emocionais tão comuns nos dias de hoje

Responda rapidamente: você sabe dizer, sem pesquisar na internet, quais são as principais diferenças entre ansiedade e depressão? Caso a resposta seja negativa, não se preocupe. Muitas pessoas também desconhecem as particularidades e sintomas de cada uma. Aliás, saber quais são os principais sinais é essencial para encarar a depressão e a ansiedade de uma forma efetiva. Se você também concorda com isso, não deixe de acompanhar o post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos. Aproveite também para deixar seus comentários, dúvidas ou sugestões, no final do texto.

Confira as principais diferenças entre ansiedade e depressão

1 – Medicação: pessoas que sofrem de depressão são mais propensas a precisarem de medicação diferenciada.

2 – Sinais da depressão: a depressão apresenta algumas características bem diferentes em relação à ansiedade. Veja:

  • Ausência de prazer.
  • Perda de interesse.
  • Baixa autoestima.
  • Sentimento de culpa.

3 – Sinais da ansiedade: podemos apontar os seguintes sinais de que uma pessoa sofre de ansiedade:

  • Sensação de estar vivendo no limite.
  • Tensão e dores físicas recorrentes.
  • Dores de cabeça frequentes.
  • Sudorese acima do normal.
  • Problemas digestivos.
  • Falta de ar.
  • Batimentos cardíacos acelerados.

O que é a depressão?

Por definição médica e psicológica, a depressão é um transtorno mental que aponta um quadro de tristeza profunda e severa, podendo ser crônica ou se manifestar após algum acontecimento emocionalmente impactante e traumático, como a perda de um familiar, término de relacionamento, etc.

O que é a ansiedade?

Poucas pessoas sabem disso, mas a ansiedade é um sentimento que todo mundo tem em si, e que pode se manifestar em momentos que exigem alto grau de emoção, como antes de uma prova importante ou apresentação no trabalho. Porém, dependendo da intensidade, a ansiedade pode evoluir e se transformar em uma doença, prejudicando a saúde mental do indivíduo. Confira abaixo uma lista com os tipos de ansiedade que existem:

  1. Fobias: medo exacerbado e persistente de determinadas situações e/ou objetos.
  2. Ansiedade generalizada: a pessoa sente ansiedade com praticamente tudo, inclusive apresentando medo por doenças e acidentes muitas vezes imaginários.
  3. Ansiedade pós-traumática: após algum evento marcante e impactante emocionalmente, a pessoa desenvolve ansiedade como mecanismo de defesa.
  4. Transtorno do pânico: é o medo descontrolado com distúrbios físicos e emocionais. Sinais comuns são calafrios, suor excessivo e dores constantes no peito.
  5. TOC: o transtorno obsessivo-compulsivo se manifesta como ansiedade porque a pessoa não consegue se conter frente a uma situação ou objeto que não atende às suas expectativas, gerando uma vontade acima do normal de realizar uma ação para corrigir determinados pontos nestes cenários.

Como a inteligência emocional pode ajudar nestes casos?

Quem acompanha as postagens aqui no blog sabe muito bem que os treinamentos de inteligência emocional são ótimas alternativas para lidar / acompanhar casos de depressão e ansiedade. Isso acontece porque trata-se de uma metodologia personalizada que busca encontrar as causas emocionais dos problemas e, principalmente, trilhar caminhos para a melhora da pessoa.

Quer saber como isso funciona na prática? Fale hoje mesmo com a Arita Treinamentos, uma empresa especializada em inteligência emocional e que está presente no mercado há mais de 30 anos. Por aqui, você conta com o conhecimento de profissionais experientes e atualizados, que realmente entendem do assunto e que estão preparados para te atender de forma personalizada e efetiva.

Portanto, não perca mais tempo! CLIQUE AQUI para enviar seu e-mail de contato ou ligue para +55 (11) 2281-2628.

Crédito: fizkes / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp