Feedback negativo no trabalho - Veja dicas para lidar com a situação

Como lidar com um feedback negativo no trabalho vindo do chefe?

Como lidar com um feedback negativo no trabalho vindo do chefe?

Todo trabalhador precisa e espera um feedback de seus superiores, mas nem sempre o que é recebido é algo positivo

Dentro de uma empresa, o feedback dos superiores é fundamental para o desenvolvimento dos colaboradores, assim como para alinhar expectativas em relação ao que está sendo realizado, análise de resultados parciais, perspectivas de futuro e assim por diante. Mas, nem sempre o que é recebido é o que os funcionários desejavam ouvir. Em situações assim, é preciso encarar um feedback negativo no trabalho vindo do chefe de uma maneira profissional. Continue a leitura aqui no blog da Arita e confira dicas de como lidar com a situação.

Feedback negativo no trabalho

  • Tenha calma: é preciso respirar fundo e compreender todos os detalhes do feedback negativo no trabalho. Tenha consciência de que alguns dias serão melhores que outros, e que uma análise negativa não é o fim do mundo. Atitudes agressivas e reações acaloradas não ajudam em nada.
  • Não fique na defensiva: é natural um abatimento inicial ao receber um feedback negativo, mas isso não quer dizer que você precisa ficar na defensiva. Uma posição assim pode ser entendida como fraqueza ou mesmo desinteresse por parte do seu chefe.
  • Controle as desculpas: outro movimento natural é encontrar as mais variadas desculpas para o fato que motivou o feedback negativo. É preciso ter cuidado neste ponto. Desculpas demais podem passar a sensação de fuga da responsabilidade, de não assumir compromissos e ações. Seja coerente em todos os argumentos que for utilizar em sua defesa e não exagere.
  • Motivação: o ponto crucial de um feedback negativo é saber extrair elementos positivos da conversa com o seu chefe. Observe com atenção os pontos que podem ser melhor desenvolvidos e coloque todo seu talento e dedicação para reverter o quadro e surpreender em um futuro próximo.
  • Se necessário, mude! Não seja irreversível quando é clara a necessidade de uma mudança em sua forma de trabalhar. Mudanças podem representar um novo caminho em sua jornada profissional.

A inteligência emocional pode ajudar, sabia?

Muita gente pensa que a inteligência emocional é uma metodologia que trabalha somente aspectos da vida pessoal de um indivíduo. Mas, não é bem assim. Através de treinamentos de inteligência emocional é possível também desenvolver habilidades para você superar feedbacks negativos no trabalho e seguir evoluindo na carreira. Desta maneira, com todas as ferramentas emocionais ao seu lado, é possível sonhar com um cargo melhor, aumento de salário e assim por diante. E outra boa notícia que você precisa saber é que a Arita Treinamentos é uma empresa especializada no assunto, afinal são mais de 30 anos de know-how na área. Aproveite o post de hoje e fale AQUI com um consultor.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Fale por Whatsapp